O objetivo é resgatar na sala de aula os aspectos da história riograndense abordando, principalmente, o folclore, a tradição e o nativismo gaúcho
A Secretaria de Educação e Desporto (SMED) iniciou nesta quinta-feira, dia 10 de setembro, um curso de formação para professores e diretores das escolas da rede municipal de educação. Com cerca de 50 participantes, o curso tem duração de 20 horas e os encontros ocorrerão quinzenalmente. O objetivo é resgatar na sala de aula os aspectos da história riograndense abordando, principalmente, o folclore, a tradição e o nativismo gaúcho.
Para Alberto Carabajal, secretário da SMED, o projeto de educação vai trazer estes aspectos para dentro do currículo. “Queremos produzir conhecimento e trocar experiências entre os educadores, e entre professores e estudantes”, afirma.
Para Carabajal, conhecer e valorizar o passado do nosso povo através das tradições e da cultura é um meio de resgatar as crianças, principalmente, em situação de vulnerabilidade social.
Um dos exemplos práticos, e que está em processo de implementação nas escolas da rede municipal, é o projeto Gurizada de Galpão. O programa vai levar até as comunidades escolares atividades características da cultura tradicionalista, como dança folclórica e declamação, por meio de oficinas que são oferecidas no contra-turno das aulas da rede municipal.