Com o tema “Seja você a diferença no trânsito”, Novo Hamburgo deu início nesta quarta-feira, 16 de setembro, a Semana Nacional de Trânsito. A finalidade é conscientizar pedestres e motoristas para um trânsito mais seguro. A abertura das atividades aconteceu na sede do Grupo Sinos. O evento contou com a presença de representantes da SESMUR, Detran/RS, Guardas Municipais e de autoridades de Sapiranga, São Leopoldo e Nova Hartz.
O vice-prefeito Roque Serpa destacou que a campanha busca a conscientização de todos na construção de um trânsito mais seguro. “Essa programação reforça o trabalho que a Administração tem promovido, através de uma série de ações que visam a formar uma geração consciente para os cuidados e responsabilidades no trânsito”, aponta. O titular da SESMUR, Egon Kirchheim, lembrou do trabalho desenvolvido pela SESMUR através da Diretoria de Trânsito (DITRAN) e pelos agentes da Guarda Municipal, que visam a educação e orientação do trânsito, por meio de ações e blitze educativas e fiscalizatórias.
O diretor de Relacionamento com a Comunidade do Grupo Sinos, Miguel Schmitz, saudou a parceria com as Prefeituras e a todos que integram a ação. “Nosso objetivo é promover uma reflexão séria e profunda sobre a preservação da vida humana no trânsito”, disse. Segundo o diretor Técnico do DETRAN-RS, Ildo Mário Szinvelski, é uma honra para o Detran participar de mais uma abertura da Semana Nacional do Trânsito no Vale do Sinos. “Não podemos desistir de ensinar. Juntos somos e podemos mais por um trânsito mais seguro para os gaúchos”, ressalta. “Queremos plantar uma sementinha na cabeça das pessoas. Se cada um fizer sua parte teremos um trânsito mais seguro para todos”, salienta o diretor-geral do CFC Valderez, Robson Miranda.
Programação
As atividades da Semana Nacional do Trânsito em Novo Hamburgo acontecem entre os dias 16 até 25 de setembro. No dia 18, sexta-feira, às 13h45, será realizada o Seminário de Trânsito, no Centro de Cultura, na Rua Engenheiro Ignácio Christiano Plangg, 66, Centro. A programação do evento inclui ainda palestras, blitz em diversos pontos da cidade, apresentação teatral, simulação de acidente e ações educativas com crianças nas escolas e na Praça do Imigrante.
Interação com as crianças
Pensando na educação para o trânsito com os futuros condutores, intervenções com crianças mobilizaram alunos de escolas da cidade. Foram confeccionados painéis com o desenho de um carro onde os pequenos devem colar tampinhas de garrafas descartáveis cobrindo a imagem. A atividade, educativa e sustentável, mobilizou alunos, pais e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Monteiro Lobato. Conforme a coordenadora de Educação Integral na escola, a professora Mariane Nascimento, a ideia é trabalhar a integração dos estudantes para o tema. A diretora da DITRAN, Regina Soares acompanhou o trabalho das crianças. Para Regina a atividade com as crianças é importante para a formação de pedestres e condutores conscientes.
Confira programação completa
Dia 18/09 (sexta-feira) – Seminário de Trânsito
Local: Centro de Cultura, na Rua Engenheiro Ignácio Christiano Plangg, 66, Centro.
Abertura às 13h45
Das 14 às 14h45 – Detran
Das 14 às 15h45 – Major Pitan
Das 15h45 às 16h30 – Coronel Borges
Dia 19/09 (Sábado) às 21 horas – Abordagem Noturna
Local: Avenida Pedro Adams Filho
Guarda Municipal
CFC Valderez
Jornal NH (POPINHA)
Dia 20/09- Domingo, manhã – Abordagem e divulgação antes do Desfile Farroupilha
Dia 21/09 (Segunda-feira) Blitz Educativa
SESMUR
Guarda Municipal
CFC Valderez
Manhã: das 10 às 12 horas (Avenida Nações Unidas, próximo ao Shopping)
Tarde: das 15 às 17 horas (Avenida pedro Adams Filho com a Rua lima e Silva)
Dia 22/09 (Terça-feira) – Um dia sem meu carro
Escolinha de Trânsito da Guarda Municipal e brinquedos do SESC para as crianças, na praça do Imigrante, no Centro.
Dia 23/09 (Quarta-feira) – Encontro no Centro de Cultura (Motociclista nota 10) inicio às 16 horas
Dia 24/09 (Quinta-feira) – Simulação de Acidente
Local: Avenida Pedro Adams Filho com a Rua Lima e Silva
Dia 25/09 (Sexta-feira) – Performances teatrais nos bares da cidade com o Comitê da Balada Segura.
Fotos: Paulo Barcelos