No Território de Paz do bairro Vila Diehl, no Loteamento Kephas, 75 jovens se reuniram, para dar início às Conferências Livres, que fazem parte da 4ª Conferência Municipal da Juventude, na manhã de terça-feira, 15 de setembro. Todos os jovens hamburguenses de 15 a 29 anos podem participar dos eventos, organizados pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Coordenadoria Municipal da Juventude (CPJuventude). O coordenador da CPJuventude, Lucas de Lima Castioni, ressaltou que as conferências livres escutam o jovem para saber os seus anseios na construção de um país melhor. “Os temas foram escolhidos pelos jovens, assim podemos ir sistematizando e os escutando para construir as políticas públicas”, afirma.
O tema do primeiro evento foi segurança pública. Como facilitador da atividade, foi convidado o sociólogo Binô. O convidado comenta que hoje no Brasil o jovem é quem mais morre, por isso é imprescindível discutir segurança no ponto de vista dos mais novos. Ele ressalta que a solução tem que vir do jovem e o governo, em todos os âmbitos, precisa escutar o que eles têm a dizer, as suas dificuldades, propostas, talentos, para assim construir alternativas. “A juventude tem seus direitos violados todos os dias, na educação, no trabalho e sofrendo violência doméstica. É preciso encontrar projetos em que se aposte na cidadania e cultura. É importante investir em prevenção”, afirma. O evento contou também com uma batalha de BeatBox em sua abertura, com os convidados Jackson Brum e Julio Cesar, representantes de movimentos culturais de Porto Alegre.
Interação e vivências
Estudantes de quatro escolas trouxeram suas vivências, questionamentos e contribuições para o assunto. O estudante do 3º ano do Colégio 25 de Julho, Marcelo Barbosa, 17, afirma que o assunto impacta diretamente o jovem. “Influi diretamente para gente, é muito importante discutir isso, sugerir mudanças”, comenta o estudante. João Rosa, presidente do Conselho Municipal da Juventude (Comjuve), completou. “Os jovens estão se envolvendo e dando a sua opinião, escutando eles podemos ver o que o jovem vê como problema e como solução”. As sugestões que eles deram no primeiro evento resultarão em pautas para a Conferência Municipal, ressalta o presidente do Comjuve.
A estudante do 8º ano do Colégio Alberto Pasqualini, Rebeca de Souza, 14, comentou que se sentiu participante do debate, podendo dar ideias e podendo entender mais sobre os projetos sociais que acontecem para os jovens no Município. “O jovem que participa de um projeto desses escapa da vulnerabilidade, da influência dos outros”, declara Rebeca, que participa do projeto Menor Aprendiz.
As conferências livres são o primeiro momento do evento e acontecem nos bairros, com temas já definidos, expostos em debates temáticos com convidados especiais, entre os dias 15 e 19 de setembro (Confira programação completa abaixo). Nos eventos, as necessidades poderão ser votadas e as prioridades definidas. Já a 4ª Conferência Municipal de Juventude, etapa integrante da 3ª Conferência Nacional da Juventude, está marcada para o dia 28 de setembro, e terá como tema central “As várias formas de mudar o Brasil”, e ocorrerá na Universidade Feevale, onde o resultado dos primeiros eventos serão avaliados e votados.
Programação:
16/09 – Quarta-feira
Tema: Direito a Educação
Horário: 9h as 11h30
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Rua Inconfidentes, 395, Bairro Primavera)
17/09 – Quinta-feira
Tema: Direito a Justiça
Horário: 9h as 11h30
Instituto Estadual Seno Frederico Ludwig -CIEP (Rua Amalei Thön, 50, Canudos)
18/09 – Sexta-feira
Tema: Direito a Saúde;
Horário: 9h às 11h30
Praça da Juventude (Rua Honduras, 150, Santo Afonso)
19/09 – Sábado
Tema: Liberdade de Expressão – Batalha de Rimas;
Horário: 14h às 17h
Pista de Eventos José Eli Teles da Silveira (Avenida Primeiro de Março, s/nº, Pátria Nova)
19/09 – Sábado
Tema: Extermínio da Juventude Negra;
Horário: 18h às 20h
Sede da Escola de Samba Cruzeiro do Sul (Rua Oswaldo Cruz, Primavera)
28/09 – Segunda-feira
IV Conferência Municipal de Juventude
Tema: As Várias Formas de Mudar o País
Horário: 9h às 12h
Universidade Feevale – Salão de Atos do Prédio Lilás do Câmpus II (ERS 239, 2755, Vila Nova)
Fotos: Bruna Pacheco