Artista Marciano Schmitz falou sobre o processo criativo e a finalização da primeira etapa do projeto.
Na terça-feira, dia 28 de setembro, foi entregue pelo escultor Marciano Schmitz a versão final da maquete como proposta de criação de um monumento que marque as celebrações dos 200 anos da chegada dos primeiros imigrantes alemães ao Vale do Sinos e ao Brasil.
Em vídeo disponível nas redes sociais do projeto Monumento | 200 Anos da Imigração Alemã no Brasil – @monumento200anos no Facebook e Instagram – o artista destacou os desafios feitos e seu processo criativo até a concretização da maquete, em um processo que vem sendo pensado desde o final de 2020 e trabalhado desde o mês de março, a partir da aprovação do projeto pelo Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, pela Fundação Marcopolo, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20. O projeto é uma realização da Sociedade de Amigos da Fundação Scheffel, com o apoio da Prefeitura de Novo Hamburgo e Secretaria da Cultura de Novo Hamburgo, o planejamento cultural da Simples Assim e a apresentação do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Secretaria da Cultura do RS e Fundação Marcopolo.
A maquete, composta pelo tablado em acabamento realizado pelos Móveis Casas Kirsch e Onzi Arquitetura, e pelo conjunto de esculturas, em gesso e metal, produzidas por Schmitz com apoio da Casa do Projeto e assessoria técnica de André Rotta, compreende um grande velame, com projeção de chegar a 8 metros de altura, e um conjunto de escultura em gesso, unidas, representando os primeiros imigrantes. Segundo o artista, “ainda não recuperados de deixarem a vida em sua terra natal, sem a perspectiva de retornarem ou revisitarem parentes e pessoas queridas, chegam a um lugar totalmente novo, inóspito, com vilarejos distantes, mas diante dos desafios que já se apresentavam com uma enorme esperança de um futuro melhor. Juntos formam a proa deste veleiro”. As imponentes figuras propostas teriam cerca de 4 metros de altura.
A proposta agora é de a partir dos orçamentos criar um movimento de captação de recursos para realização do monumento. Desde a forma final, até o material a ser utilizado estão em aberto, podendo ser realizados em metal, concreto, resina ou até mais do que um elemento.
O local sugerido para instalação do monumento é na parte de baixo da praça da Matriz, em Hamburgo Velho, próximo do ponto de encontro entre a avenida Dr. Maurício Cardoso e a rua Bispo Dom Sebastião Dias Laranjeira. Para o curador da Fundação Scheffel, Angelo Reinheimer, coordenador do projeto, o ponto é a entrada do Centro Histórico de Hamburgo Velho, podendo ser o cartão de visitas deste Patrimônio Histórico Nacional.
A obra está exposta na Casa Schmitt-Presser, disponível para visitação nos horários de funcionamento do museu.
Ficha Técnica da primeira fase do projeto
Artista/Escultor: Marciano Schmitz
Coordenação do projeto: Angelo Reinheimer
Pesquisa histórica: Roswithia Weber, Ellen Fensterseifer Woortmann e Angelo Reinheimer
Planejamento cultural, coordenação administrativa e produção: Simples Assim (Camila Borniger e Daniel Henz)
Design, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa: Origem (Letícia Migliavaca Splinder, Brenda Alexia Lino, Simone Steffen, Rodrigo Steffen)
Vídeos: Vale TV (Alisson Felipe dos Reis, Raquel Gonsalves Arroyo, Fábio Lima, Rodrigo Steffen)
Medições: Arq. Juliana Betemps e Arq. Cristiane Haubert e Priscila Werner
Marcenaria da Maquete: Móveis Casas Kirsch (Alan Kirsch)
Acabamento da Maquete: Onzi Arquitetura (Verônica Onzi Peroni)
Velame da Maquete: Casa do Projeto (Fábio Roberto Chaves)
Assessoria técnica: André Rotta
Fotos: Marcos Quintana e Fábio Winter
Intérprete de libras: Gilberto Lange
Realização: Sociedade de Amigos da Fundação Scheffel
Financiamento: Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em Parceria com a Fundação Marcopolo com recursos oriundos da Lei nº 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc. Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil.
Para saber
Para acompanhar os textos, fotos e vídeos todos estão convidados a seguir, curtir e compartilhar as redes e posts do projeto em @monumento200anos, tanto no Facebook quanto no Instagram.
O projeto Monumento | 200 Anos da Imigração Alemã no Brasil é uma realização da Sociedade de Amigos da Fundação Scheffel, com o apoio da Prefeitura de Novo Hamburgo e Secretaria da Cultura de Novo Hamburgo, o planejamento cultural da Simples Assim e a apresentação do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Secretaria da Cultura do RS e Fundação Marcopolo.
Projeto executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20.
Fotos: Fábio Winter