A instalação de um aterro sanitário em Estância Velha, proposta que tramita desde 2018 na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), não irá se concretizar. A Prefeitura de Estância Velha se posiciona contra a instalação do empreendimento no município e já trabalha para impedir o andamento do projeto.
Um projeto de lei, que deve ser analisado pela Câmara de Vereadores nesta quinta-feira, dia 23, chega com essa finalidade. O texto, que já foi protocolado no Legislativo, vedada a instalação de aterros sanitários em Estância Velha que não cumpram os requisitos legais.
Em nenhum momento, pelo menos no ano de 2021, a Prefeitura de Estância Velha deu aval para a instalação do empreendimento. Toda narrativa nesse sentido, portanto, é notícia falsa e de responsabilidade dos autores.
Na noite desta segunda-feira, dia 20, por iniciativa da Administração Municipal, uma reunião pública foi convocada para discutir o tema com a comunidade. Representantes da empresa interessada em instalar o aterro no município também foram convidados, porém não compareceram.
A posição dos moradores é a mesma que a da Prefeitura: contra a instalação do empreendimento na cidade. Logo, a polêmica criada em torno do assunto, recheada de informações falsas e jogo de interesses, encaminha-se para o fim.
A Prefeitura de Estância Velha não se posicionou antes por respeitar as partes envolvidas, para colher informações fidedignas do projeto e, principalmente, para ouvir previamente a comunidade.
Manifestação pública do prefeito Diego Francisco
Após a reunião pública realizada com a comunidade e que encerrou agora há pouco na Prefeitura, venho por meio desta manifestação dizer de forma clara à comunidade que SOU CONTRA A INSTALAÇÃO DE ATERRO SANITÁRIO NO MUNICÍPIO DE ESTÂNCIA VELHA.
Apesar de muitas inverdades sobre o assunto terem circulado nos últimos dias, preferi me manter de forma serena frente ao tema, pois entendia naquele momento que o melhor caminho seria me cercar do máximo de informações possíveis para uma análise criteriosa.
Passei os últimos dias debatendo este assunto com minha equipe técnica e ouvindo os vereadores dispostos a dialogar de forma pacífica o tema. Sendo assim, para sacramentar a vontade da população, decidimos em conjunto que o melhor caminho é a aprovação de projeto de lei visando impedir a instalação de aterros sanitários na cidade de Estância Velha.
Nunca pensamos na possibilidade de trazer um empreendimento deste segmento para o Município. Isso nunca fez parte do nosso plano de governo e lamento o uso político de alguns para tentar tirar vantagens pessoais em cima de um tema tão complexo.
Além disso, a Prefeitura NUNCA emitiu qualquer tipo de autorização para chancelar a instalação do aterro sanitário na cidade. Infelizmente, a vaidade e a politicagem falaram mais alto para alguns. Porém, eu não irei participar desse jogo sujo e rasteiro que alguns propuseram ao longo deste caminho.
De qualquer forma, o mais importante está assegurado, que é a vontade e o desejo da nossa população. Reitero que jamais tomaria qualquer posição sem antes ouvir os anseios e desejos da população estanciense.
Aproveito para destacar que, enquanto estiver a frente do Executivo, a população sempre poderá esperar de mim transparência total na tomada de decisões e, assim como me comprometi durante a campanha e tenho cumprido durante o mandato, pretendo estar próximo da comunidade e atento aos desejos dos 51,2 mil habitantes de Estância Velha.
Um grande abraço e fiquem com Deus,
Diego Willian Francisco
Prefeito de Estância Velha
Estância Velha, 20 de dezembro de 2021.
Foto: divulgação/PMEV