Foram mais de 6,6 mil pessoas que conseguiram a certificação do exame. Nos últimos cinco anos, quantia de participantes cresceu 70%.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
O número de estrangeiros aprovados no o Celpe-Bras mais do que dobrou em cinco anos. Entre 2007 e 2012, o montante de estrangeiros aprovados no único exame de certificação que mede o nível em língua portuguesa passou de três mil para 6,6 mil.
Grande parte das pessoas que prestam o exame é para cumprir a exigência de ingresso nos cursos nacionais de graduação e pós-graduação, além de poder trabalhar no país. Aplicado pela primeira vez em 1998 pelo Ministério da Educação – MEC, ele passou a ser responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Inep a partir do segundo semestre de 2009.
Segundo informações do MEC e o Inep,a maioria dos candidatos são latino-americanos, vindos principalmente da Colômbia, Bolívia, Equador e Peru. O número de participantes saltou de 4,2 mil em 2005 para 7,5 mil inscritos no ano passado, crescimento superior a 70%
O presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, considera que um dos aspectos que explicam esse aumento é a intensificação da difusão da língua portuguesa nos últimos anos. “Nosso país adquiriu destaque mundial, tanto no que diz respeito à questão política, quanto na realização de eventos de importância internacional, como a Jornada Mundial da Juventude, a Copa do Mundo e Olimpíada.”
A necessidade do domínio da língua portuguesa dependerá da complexidade da atividade que desempenhará, afirma o professor de Economia Internacional da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, Evaldo Alves. “As empresas privadas vão preferir sempre aquele que tenha mais fluência. Por isso o aumento da procura pelo exame.”
Informações de Uol.com.br
FOTO: reprodução / diariodolitoral.com.br