Pouco mais de um mês moradores do Município sofreram com as enchentes, muitas famílias tiveram suas casas alagadas, outras sofreram com rachaduras nos imóveis, ficando em situação de risco. Desde a noite de quinta-feira, 18 de setembro a Defesa Civil está atendendo aos chamados da comunidade devido a queda de granizo que danificou residências na cidade. Até o momento foram 867 casas atendidas, sendo disponibilizados 2.300 metros de lona. A Prefeitura precisou efetuar nova compra do material e deu sequência durante a tarde a distribuição de lonas para as pessoas que tiveram suas casas atingidas. As pedras de granizo afetaram principalmente os bairros Santo Afonso, Liberdade, Industrial e Lomba Grande, na Vila Integração.
A revisora de calçados, Rosane de Mattos, 28 anos, moradora do Industrial, teve sua casa atingida pelo granizo e contou com o apoio da Defesa Civil, que disponibilizou lona para cobrir a área afetada. O motorista Gelson Santa Helena dos Santos, 35 anos, morador do bairro Santo Afonso, também recebeu lona. Segundo o morador, cerca de 40 telhas de sua residência foram quebradas pelas pedras de gelo.
O pluviômetro instalado junto a sede da Defesa Civil em Novo Hamburgo registrou, em 48 horas, 97 milímetros de chuvas. A previsão é de mais 200 milímetros até quarta feira, dia 23. O nível do Rio dos Sinos segue sendo monitorado e está na marca dos 5,77 metros.
A Defesa Civil de Novo Hamburgo segue em alerta em função da previsão que indica a possibilidade de mais chuvas nos próximos dias. Conforme aviso meteorológico recebido do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), no dia 15 de setembro, há previsão de 240 milímetros de chuvas para um período de nove dias, com risco de quedas de galhos de árvores, alagamentos e incidência de descargas elétricas. A equipe da Defesa Civil permanece de plantão para atender eventuais solicitações, podendo ser acionada pelos telefones 3587-7863, 9964-3889 e 8013-9178, ou na sede junto a Guarda Municipal, na Rua Bento Gonçalves, esquina com a Rua Três de Outubro, bairro Pátria Nova.