Teve início, na tarde de terça-feira, 27 de outubro a Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia e Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – Mostratec. O evento que ocorre nos pavilhões da Fenac, se encontra em sua 30ª edição, reunindo 540 projetos, de 13 áreas diferentes, de 19 países. A Mostratec é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, e é destinada a apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional de nível técnico. Simultaneamente, acontece a Mostratec Júnior, que se encontra em sua 5ª edição, e é voltada para alunos do Ensino Fundamental do Brasil e do exterior. A Mostratec vai até sexta-feira, 30 de outubro.
Para o prefeito de Novo Hamburgo, Luis Lauermann, é importante não só o investimento do Município em uma feira como essa, mas também da iniciativa privada, já que muitas empresas patrocinam a Mostratec. “Estamos determinados em ser a sociedade do conhecimento, para isso, devemos aplicar recursos na educação, na pesquisa e no desenvolvimento de mais cientistas, como os que estão expondo aqui”, destaca o prefeito. “Além disso, queremos não ter somente o rótulo de capital nacional do calçado, mas também das feiras, através da Fenac, e da pesquisa, por meio da própria Mostratec”, complementa Lauermann.
O diretor do Liberato, Leonardo Weber, destaca que a Mostratec ocorre há 30 anos de maneira ininterrupta, sendo a maior feira de Ciência jovem na América Latina. “Isso tudo não seria possível se não tivéssemos o apoio dos professores, orientadores, alunos, e principalmente, do Município, que esse ano é mais parceiro ainda, com a 33ª Feira do Livro ocorrendo de maneira conjunta com a nossa mostra”, explica Weber.
O governador José Ivo Sartori prestigiou a abertura da Mostratec, definindo a feira como uma forma de integração, inovação e intercâmbio de informação entre os pesquisadores. “A nossa intenção é que todos esses experimentos possam auxiliar o Estado a se desenvolver cada vez mais, valorizando o trabalho desses alunos”, enaltece o governador.
Expositores daqui
Simultaneamente, acontece a Mostratec Junior, que se encontra em sua 5ª edição, e é voltada para alunos do Ensino Fundamental do Brasil e do exterior. Os vencedores da categoria 4º e 5º anos, da Femictec 2015, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Conde D’Eu está apresentando o trabalho Localidade Quilombo: em busca de nossa identidade, que consiste em um estudo feito com os moradores de Lomba Grande, que muitas vezes não conhecem ou valorizam o turismo e a cultura do próprio bairro. “O objetivo desse projeto era o resgate da identidade do local. Acredito que fomos vencedores, justamente porque, envolvemos toda a escola no projeto”, explica a coordenadora pedagógica, Michele da Silva.
Expositores de lá
O Instituto Regional Coradi, da Colômbia, está expondo na Mostratec. O trabalho dos colombianos intitula-se “Redes Sociales: mecanismo de socialización o aislamiento social”, que consiste em analisar o uso das redes pelos indivíduos e o seu comportamento. “Estamos desenvolvendo uma página web, de diferentes conteúdos. Para isso, vamos utilizar os dados analisados nas redes sociais”, informa o estudante Bryan Gómez. “Gostamos muito do chimarrão e queremos levar refrigerantes de guaraná para a Colômbia também”, completa o estudante elogiando parte da cultura e dos produtos exclusivos do Brasil.
A Macedônia também está representada na Mostratec. Três estudantes, acompanhados de um professor, resolveram encontrar uma maneira mais fácil e mais exata, para calcular o Pi, elemento matemático, presente em diversas equações. “A fórmula do Pi é muito complicada e possível de obter somente por meio de uma calculadora. O nosso objetivo é otimizar esse processo, ensinando as três formas de se calcular ele”, justifica o aluno do Yahya Kemal College, Alican Ali, da cidade de Gostivar.
Fotos: (Créditos: Jorge Boruszewsky)