Uso da droga atinge 3% da população da região entre 15 e 64 anos. Paraguai é origem de 80% da maconha que entra no Brasil.
Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)
A maconha continua sendo a principal droga usada na América do Sul, segundo relatório divulgado nesta terça-feira, dia 28, pela Junta Internacional de Fiscalização a Entorpecentes – Jife, órgão ligado à Organização das Nações Unidas –ONU.
A prevalência anual de uso de maconha atingiu 3% da população da região entre 15 e 64 anos, ou seja, cerca de 7,6 milhões de pessoas, em 2009. De acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime – Unodc, cerca de 20% da maconha usada no Brasil têm origem doméstica e 80% entram no país pelo Paraguai. Em 2010, as autoridades brasileiras destruíram 2,8 milhões de plantas de cannabis, incluindo mudas, e apreenderam mais de 155 toneladas da erva.
A cocaína é a principal droga usada por pessoas que se submetem a tratamento por problemas com substâncias químicas na América do Sul. Segundo o relatório da Jife, em 2010, as apreensões de cocaína, tanto na forma de base quanto na de sal, diminuíram em vários países da região, incluindo a Argentina, Colômbia, o Equador, Uruguai e a Venezuela, se comparadas ao ano anterior.
De acordo com o relatório, a Interpol (organização internacional que ajuda na cooperação de polícias de vários países) e o Unodc estimam que o mercado ilícito global de cocaína valha mais de US$ 80 bilhões. Desde 1998, o mercado ilícito de cocaína na América do Norte, que corresponde a 40% do mercado, tem diminuído, enquanto a demanda por cocaína na Europa, responsável por 30% do mercado, tem aumentado.
Informações de Agência Brasil
FOTO: reprodução / Rio 247
