Na tarde terça-feira, 15 de setembro ocorreu à abertura da Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica – a FEMICTEC, na Fenac em Novo Hamburgo. O evento reúne 135 trabalhos, divididos em 123 estandes, apresentados por 453 alunos pesquisadores das 84 escolas municipais. Os temas são variados e têm relação direta com a comunidade onde estão inseridas as escolas e o interesse dos estudantes. A feira é realizada pela Prefeitura de Novo Hamburgo, a partir da Secretaria de Educação (SMED), acontece nos pavilhões 1, 2 e 3 da Fenac (Rua Araxá, 505 – Ideal), e é aberta à visitação da comunidade. A Femictec já faz parte do calendário oficial de eventos da Rede Municipal de Ensino há três anos, e encerra no dia 17 de setembro.
Felicidade e coincidência
No mesmo dia da abertura da Femictec, ocorreu o início das obras do Parque Henrique Luiz Roessler, o Parcão. Essa notícia deixou as alunas do 5º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Marcos Moog muito felizes. Isso porque Gabriela Martins, Nicolly Martins e a Juliana Reichert, todas de 11 anos, estavam com o estande “Da escola para o Parcão”, que apresentava aos visitantes toda a história do local e as principais melhorias que a comunidade queria. “Estamos muito contentes, pois agora vamos ter o parque que sempre quisemos. O nosso trabalho também incentiva as pessoas a conhecerem e valorizarem mais o Parcão”, explica Gabriela.
Novo Hamburgo foi muito bem retratado pelas colegas Elisandra Tais Goes da Silva e Kelly Belmonte Muller, ambas de 10 anos. As alunas da EMEF Getúlio Vargas representaram vários pontos turísticos de Novo Hamburgo, questionaram os pontos positivos e negativos e homenagearam o artista plástico local, Carlos Alberto de Oliveira, o Carlão. “Recriamos as obras dele na aula de artes, inclusive uma pintura dele que retrata a nossa escola”, comenta Kelly.
Destaque
Dos mais de 130 trabalhos que serão apresentados, 60 avaliadores, divididos em bancas, definirão quais serão os 15 projetos selecionados para a Mostratec Júnior, evento realizado pela Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha. Uma das novidades desta edição da FEMICTEC é a realização de oficinas temáticas voltadas para estudantes. São sete opções com temas como informática educativa, robótica, sustentabilidade, teatro e literatura. A premiação dos trabalhos está marcada para quinta-feira, dia 17, às 18 horas.
Horário de visitação
Quarta-feira, 16 de setembro
13h30 às 17h
Quinta-feira, 17 de setembro
8h30 às 11h30
13h30 às 17h
18h – Premiação
Fotos: Jorge Boruszewsky