Presidente do comitê “Novo Hamburgo na Rota da Copa” demonstra preocupação, mas garante que trabalhos para tornar a cidade uma das sedes de treinos seguem normalmente.
Felipe de Oliveira [email protected] (Siga no Twitter)
Se depender da mobilização de Novo Hamburgo, os brasileiros podem ficar tranqüilos porque a Copa do Mundo de 2014 está garantida!
Leia Mais
Pensando Novo Hamburgo na Rota da Copa de 2014
Conheça o comitê Novo Hamburgo na Rota da Copa
O problema é que essa não é a opinião da Fifa. Desde o início da semana, a entidade máxima do futebol engrossa as críticas em função de atrasos nas obras no Brasil com vistas ao Mundial que sediará daqui a quatro anos. Já se fala, inclusive, em “plano B”. A Inglaterra estaria pronta para assumir a tarefa.
As notícias mais recentes preocupam o presidente do comitê Novo Hamburgo na Rota da Copa. Em entrevista ao Portal novohamburgo.org, Gilmar Valadares revela que já procurou Ricardo de Freitas Lima, titular da Secretaria Extraordinária da Copa no Estado, para obter informações mais precisas. “A gente vê cogitações de atraso muito vagas. Não sabemos qual das cidades estão mesmo atrasadas.”
O comitê Novo Hamburgo na Rota da Copa trabalha desde o ano passado para tornar a Capital Nacional do Calçado uma das sub-sedes do Mundial. Abrigaria os treinamentos de uma das seleções que jogará na sede de Porto Alegre. São iniciativas junto à instituições públicas e privadas para viabilizar a estrutura necessária: transporte, hotelaria, gastronomia, turismo…
MOBILIZAÇÃO – “Seguimos trabalhando no sentido de atrair apoios. Tenho 99,9% de certeza que a Copa vai sair.” A convicta afirmação do presidente do comitê serve para ilustrar a vontade de receber os treinamentos de uma das seleções que viriam ao Brasil em 2014.
Gilmar Valadares explica que, nesse momento, os esforços se concentram em buscar o engajamento da população hamburguense à campanha. Portanto, uma posição oficial dos organizadores sobre as notícias de atraso é fundamental. “Como é que vamos pedir apoio à campanha se todo o dia aparece uma nova especulação”, reclama.
Ministro dos Esportes admite atraso
A confiança de Novo Hamburgo é abalada quando as autoridades envolvidas no processo se manifestam.
Nesta terça-feira, 04, foi o ministro dos Esportes quem assustou. Orlando Silva (foto) admitiu os atrasos, como criticou um dia antes o secretário-geral da Fifa, Jerome Välcke. O prazo para o início das obras era 03 de maio de 2010.
Silva confirmou que há atraso em dois estádios que causam maior preocupação, mas não quis dizer quais são. Contou ainda que já tinha alertado as cidades sobre a necessidade de cumprir os prazos exigidos pela Fifa. Para ele, o comentário de Välcke não é surpresa.
A Fifa vai montar na próxima semana uma comissão no Brasil para inspecionar o andamento das obras nas cidades-sede da Copa de 2014. Até o fim do mês, produzirá um relatório de avaliação dos preparativos do país para o Mundial.
Com informações de Agência Brasil
FOTOS
Felipe de Oliveira / novohamburgo.org
reprodução / Agência Brasil