Leonardo Boff é a atração principal dos eventos conjuntos, que ocorrem de 5 a 7 de julho, no auditório Padre Werner. As inscrições estão abertas.
O teólogo, filósofo, escritor, professor e membro da Iniciativa Internacional da Carta da Terra, Leonardo Boff é o destaque da programação do 1º Seminário Internacional de Mudanças Climáticas e I Encontro Regional ICLEI Sul. Os eventos conjuntos, que ocorrem de 5 a 7 de julho, no auditório Padre Werner da Unisinos, em São Leopoldo, estão com inscrições abertas.
Boff é conhecido mundialmente nas áreas de Teologia, Filosofia, Ética, Espiritualidade e Ecologia. Por sua longa trajetória, foi agraciado com vários Honoris Causa e outros prêmios no Brasil e no exterior. Escreveu mais de 60 livros e, em 2001, recebeu o Prêmio Nobel Alternativo da Paz por seu compromisso com a justiça dos pobres e com a ecologia. Sua palestra ocorrerá na manhã do dia 05/07. Além da de Boff, governos subnacionais, especialistas, academia, setor privado e sociedade civil compartilharão, em São Leopoldo, de debates e mesas redondas, visitas técnicas e momentos para networking. Com a participação de painelistas nacionais e internacionais, o objetivo é lançar um olhar sobre a crise climática por meio das lentes das comunidades locais, em particular, das cidades latino-americanas. Entre os temas que serão debatidos estão a mitigação e adaptação das cidades frente à crise climática, reciclagem, energia fotovoltaica e alternativas para a mobilidade urbana. Na oportunidade, também ocorrerá a apresentação final do Projeto Action Fund Brazil, que aportou mais de R$ 2 milhões em projetos em Porto Alegre e Curitiba.
Para o professor da Escola Politécnica, Carlos Moraes, o evento é importante para mostrar à população que a mudança climática não é um tema distantes dos cidadãos. “Cada um de nós tem contribuição para a piora ou melhora das condições climáticas, e precisamos agir de forma coletiva para reduzir seus efeitos negativos na saúde do planeta”. Ele ainda destaca a participação de Leonardo Boff na palestra magna do seminário. “Ele vem atuando nos últimos anos discutindo os efeitos das mudanças climáticas na sociedade, na economia, buscando mostrar para a população esta preocupação”, destaca.
O evento é aberto e gratuito. Para participar, basta clicar aqui, preencher o cadastro e comparecer à Unisinos portando a máscara e o comprovante de vacinação contra a Covid-19.
Foto: Divulgação/Unisinos