Previsões indicam que a tempestade Isaac, que segue pelo Golfo do México, deve ganhar força de um furacão de categoria 01, com ventos de 119 km/h.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
A tempestade Isaac se converteu nesta terça-feira, dia 28, em furacão de categoria 1 na escala Saffir-Simpsons de cinco níveis, ao se aproximar do Estado de Louisiana, segundo o Centro Nacional de Furacões – CNH.
Há previsões de que o Isaac possa provocar ondas de até 3,6 metros de altura nas costas do sudeste dos Estados da Louisiana, onde fica Nova Orleans, e no Mississippi. O CNH advertiu que o centro da tempestade chegará à costa da Lousiana entre a noite desta terça-feira, 28, e quarta-feira, 29.
Moradores do Estado se preparam reforçando suas casas principalmente em Nova Orleans,devastada pelo furacão Katrina em 29 de agosto de 2005 . O Katrina, porém, foi muito mais forte, chegando a atingir a categoria 5, com ventos de 252 km/h. O prefeito da cidade, Mitch Landrieu, não ordenou a retirada de moradores, mas pediu que eles fiquem em casa e estoquem todos os mantimentos que puderem.
Diques reforçados após o Katrina teriam capacidade para aguentar furacões mais fortes que o Isaac, segundo autoridades. Obama declarou estado de emergência em Lousidiana, Mississippi, Alabama e Flórida, Estado onde ocorrerá, a partir desta terça-feira, 28, a convenção do Partido Republicano que vai oficializar a candidatura de Mitt Romney à presidência dos EUA.
Os republicanos empenhados em salvar a convenção enfrentam um duro desafio: ajudar Romney a fazer declarações agressivas e memoráveis para conquistar o lugar do democrata Barack Obama na presidência e, ao mesmo tempo, tomar cuidado para demonstrar sensibilidade em relação às pessoas que estarão sob risco durante a tempestade Isaac.
A convenção terá como ponto culminante o discurso de Romney aceitando a candidatura, televisionado para todo o país, no que será o pronunciamento de maior envergadura de sua vida política até o momento. Ele passou os últimos dias ensaiando em sua casa de veraneio no Estado de New Hampshire.
Informações de Último Segundo
FOTO: Jonathan Bachman / Reuters