Menos de três meses das eleições e o cenário pode ser considerado aberto em Novo Hamburgo. A avaliação é da socióloga Margrid Sauer, diretora do Instituto Amostra. Desde o ano passado, ela faz levantamentos na cidade. E o índice de desconhecimento dos pré-candidatos é alto. Mais de 50% não conhecem alguns deles.
Numa campanha curta, de apenas 45 dias – somente na segunda metade de agosto os escolhidos nas convenções podem pedir voto – isso pode ser determinante. A tendência é que os mais conhecidos despontem.
Atualmente, a cidade tem cinco pré-candidaturas bem consolidadas: Fufa Azevedo (PT), Gustavo Finck (PP), Raizer Ferreira (PSDB), Tânia da Silva (MDB) e Tarcísio Zimmermann (PDT).
O nome do deputado estadual Delegado Zucco (Republicanos) sempre é lembrado, mas ele teria desistido para focar no seu mandato e nas eleições gerais de 2024.
Às convenções ocorrem a partir do final do mês. Aí sim as cartas estarão postas na mesa. E o eleitor pode começar a se decidir.
De São Leopoldo para Nova Hartz
Valentin Melo Tomás não é mais superintendente de comunicação em São Leopoldo. Com domicílio eleitoral em Nova Hartz, onde já foi vereador, deixou o time de Ary Vanazzi semana passada. Assim cumpre o prazo eleitoral para se tornar candidato. Muito provavelmente a prefeito.