O cenário da política em Novo Hamburgo ainda é de muitas incertezas para as Eleições 2024. Boa tarde dos partidos ainda não definiu os pré-candidatos à Prefeitura. Nas últimas semanas, a corrida por nomes e a troca de partidos se intensificaram. Após dois mandatos, a prefeita Fatima Daudt deixa o cargo no fim do ano e a disputa pela vaga na Prefeitura deve ser acirrada.
Afinal, as eleições municipais têm um peso especial no cotidiano. É o momento em que elegemos os líderes regionais, aqueles que podemos – e devemos – cobrar e fiscalizar durante os 4 anos de mandato – em uma eventual reeleição, será 8 anos.
As eleições municipais deste ano estão marcadas para 6 de outubro.
Conheça os pré-candidatos em Novo Hamburgo
-
MDB
O MDB, partido da atual prefeita Fatima Daudt, que deixa o cargo após dois mandatos, ainda não confirmou o pré-candidato em Novo Hamburgo. A sigla aguarda retorno de Giovani Feltes, que está a frente da Secretaria de Agricultura do governo do Estado, e ainda não se desligou do cargo.
Quem corre por fora e pode aparecer como ficha 1 do partido, é a ex-prefeita de Dois Irmãos Tânia Silva. Atualmente ocupando cargo no gabinete da prefeita, Tânia prepara terreno para a pré-candidatura.
-
Republicanos
No Republicanos, ao que tudo indica, o presidente licenciado do partido, Delegado Zucco, deve concorrer nas eleições de outubro na Capital do Calçado. A dúvida maior fica em quem será o vice.
Um almoço durante a Fimec, em março, entre Zuccoo e Paulo Kopschina, indicava a possibilidade do recém desfiliado do MDB aparecer como vice na chapa do Republicamos. Uma reviravolta, no início de abril, pode ter mudado os planos do partido: Kopschina se filiou ao PL. A sigla segue sem nome certo para a vaga.
-
PP
O Partido Progressistas foi um dos primeiros a anunciar a pré-candidatura de Gustavo Finck. A escolha foi divulgada em agosto de 2023. Finck é vereador em Novo Hamburgo.
-
PT
Quem também se movimentou cedo em Novo Hamburgo foi o PT. O Partido dos Trabalhadores anunciou em agosto de 2023 a pré-candidatura de Fufa Azevedo, que já foi vereador na cidade entre 2013 e 2016.
-
PDT
Ainda em 2023, o PDT anunciou a filiação e a pré-candidatura de Tarcísio Zimmermann em Novo Hamburgo. Tarcísio vai para esse novo desafio após 4 décadas no PT.
A aposta por conta do partido se deve a longa tradição de Tarcísio na política. Zimmermann foi deputado federal de 1998 a 2010, Secretário Estadual do Trabalho, Cidadania e Assistência Social na gestão do Governo Olívio Dutra e foi eleito prefeito em Novo Hamburgo por um mandato, em 2008.
-
Podemos
Outro nome conhecido na política hamburguense acaba de lançar a pré-candidatura a executivo. O ex-prefeito José Airton dos Santos anunciou, no dia 3 de abril, filiação no Podemos e se colocou como pré-candidato.
-
PL
No PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, nada está definido em Novo Hamburgo. Juliano Souto, Remi Carasai, Leandro Scheffel e Gerson Haas aparecem desde o início como possíveis nomes para disputar as Eleições em 2024. Quem também chega para a disputa é o ex-vereador e ex-diretor-geral da Companhia Municipal de Urbanismo, Paulo Kopschina, que se filiou ao Partido Liberal no início do mês de abril.
Com a chegada de Kopschina ao partido, fica em cheque a preferência que era claro a Juliano Souto. Em comício realizado em novembro do ano passado, Souto recebeu a “benção” de Bolsonaro. “Você é o meu representante em Novo Hamburgo e cuida bem da cidade da minha nora”, disse o ex-presidente. Já Kopschina, conhecido nome em Novo Hamburgo, era pré-candidato no MDB e para muitos chega com o mesmo status no novo partido.
-
União Brasil
Já no União Brasil, a situação está mais definida. Atual vice-prefeito do governo Fátima e diretor-geral da Comusa, Márcio Lüders foi anunciado como pré-candidato. Em evento no final de 2023, Márcio havia sido ase filiado e assumido o mesmo posto pelo Cidadania, mas no início de março deste ano, acabou trocando de partido.
-
PSDB
No PSDB, o vereador hamburguense Raizer Ferreira é o “ficha 1”. O pré-candidato pela sigla virou figura conhecida no cenário político da cidade após sua atuação como chefe de gabinete da prefeita Fátima Daudt e secretário de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários, cargo que exerceu entre 2018 e 2020. Depois desse período, se elegeu vereador, cargo que segue até então.
Eleições 2024
O primeiro turno das eleições acontece em 6 de outubro. Com essa data marcada, aqueles que ocupam cargos nas prefeituras, e querem lançar pré-candidaturas, devem ficar atentos aos prazos de desligamento das suas funções.
Quem for concorrer ao executivo (prefeito e vice), têm até 6 de junho para se desligar de secretarias municipais, presidência da autarquia ou qualquer atividade ordenadora de maiores despesas da prefeitura. Quem vai concorrer ao legislativo, teve até 6 de abril para sair de tais funções.
Por mais que alguns nomes já estejam alinhados com o partido para a disputa do cargo máximo no Centro Administrativo Leopoldo Petry, ainda devem ser tratados como pré-candidatos. As candidaturas só serão lançadas oficialmente entre 5 e 15 de agosto.
Com os nomes registrados pelos partidos na Justiça Eleitoral, no dia 16 tem início, de fato, o período de propaganda eleitoral. Em Novo Hamburgo não há possibilidade de segundo turno por conta do município não ter mais de 200 mil eleitores. O mais votado em 6 de outubro assume o cargo de janeiro de 2025 até dezembro de 2028.