O radar contratado pelo governo do Estado para aprimorar o sistema de monitoramento meteorológico também atenderá cidades da Região Metropolitana. O equipamento será instalado em Montenegro, no Vale do Caí, devido a posição estratégica que permitirá cobrir ainda Vale do Taquari e Serra.
O raio de alcance será de 150 km a partir do Centro de Montenegro. O radar será instalado no topo do Morro São João Batista, em estrutura de uma antena de comunicação desativada.
São Leopoldo faz limpeza nas escolas inundadas
A expectativa de início dos trabalhos é para o segundo semestre. O equipamento se junta a outros radares da Aeronáutica que já operam no Rio Grande do Sul, mas são destinados principalmente ao tráfego aéreo.
O equipamento chegou no último final de semana e a instalação iniciará assim que mudarem às condições meteorológicas. A iniciativa faz parte do Plano Rio Grande, que atua em três eixos de enfrentamento aos efeitos das enchentes: ações emergenciais, ações de reconstrução e Rio Grande do Sul do futuro.
Ações emergenciais, reconstrução e RS do Futuro: os planos lançados pelo governo
Contrato com a Climatempo
O contrato relativo ao radar foi assinado em dezembro de 2023, entre o Governo do Estado e a Climatempo, empresa vencedora do processo de licitação e compradora do radar. O objetivo é monitorar eventos meteorológicos e emitir alertas em tempo real. O prazo inicial da prestação do serviço é de cinco anos e o investimento deve chegar aos R$ 25,93 milhões durante o período.
De acordo com o edital, o serviço inclui o estudo técnico para definir o local de instalação, a infraestrutura, a operação e o monitoramento contínuo das condições climáticas. Assim, a Climatempo será responsável por emitir boletins de previsão e alertas antecipados de eventos adversos de curto prazo (6 a 12 horas) e curtíssimo prazo (até 3 horas).
Leia também
Ossada encontrada em área de mato é de advogada desaparecida, afirma Polícia