Iniciativa valoriza a cidade em passeios com estudantes das escolas municipais.
Criado como forma de aproximar estudantes e professores da história e cultura do município, o projeto #PartiuNovoHamburgo é finalista da 19ª edição do Prêmio Innovare, que reconhece práticas transformadoras realizadas no Brasil. Desenvolvido pela Secretaria de Educação (SMED) hamburguense, a iniciativa promove saídas de campo em passeios que incluem cerca de 35 pontos de interesse na cidade. “Este é mais um projeto de excelência que valoriza a história da nossa cidade e incentiva o sentimento de pertencimento das crianças e dos jovens que estudam nas escolas municipais. Estar entre os finalistas deste prêmio indica a grandeza do #PartiuNovoHamburgo”, destaca a secretária de Educação, Maristela Guasselli.
Para conferir de perto os detalhes do #PartiuNovoHamburgo, na semana passada a consultora especializada Elizabete Valim, que representa o Datafolha – parceiro na premiação – esteve na cidade. Além de se reunir com Maristela, a avaliadora também conversou com a diretora de Educação, Raquel Becker, e com o coordenador do projeto, Dionísio Hatzenberger. Na visita à cidade, Elizabete conheceu, ainda, alguns dos espaços que são percorridos durante o trajeto realizado com os estudantes.
Retomada dos passeios
Nos primeiros dois anos, o #PartiuNovoHamburgo realizou cerca de 150 passeios com quase 7 mil estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, público principal do projeto. Nos anos seguintes, em virtude da pandemia, a SMED elaborou uma versão online do trajeto, com vídeos sobre cada um dos lugares. O conteúdo foi visto por mais de 1.500 pessoas. Agora, em 2022, o projeto retoma o formato presencial e amplia o atendimento para estudantes de 4º e 5º anos com o objetivo de contemplar aqueles que não puderam fazer o passeio nos anos anteriores. A expectativa é de que até o final do ano sejam realizadas 125 saídas contemplando mais de 7 mil estudantes.
Sobre o prêmio
O Instituto Innovare é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivos principais identificar, premiar e divulgar práticas que estejam contribuindo para a modernização, democratização do acesso, efetividade e racionalização do sistema judicial brasileiro. O prêmio é voltado à justiça e direito mas, em 2022, abriu inscrições na categoria Justiça e Cidadania, na qual foram submetidas práticas de profissionais de diferentes áreas, incluindo o projeto de Novo Hamburgo. Os vencedores serão conhecidos em cerimônia no final do ano e as experiências serão divulgadas no banco de boas práticas da instituição.
Fotos: Lu Freitas/PMNH