Candidato ao Senado pelo Avante no ano passado, quando conquistou 33.923 votos, o ex-vereador e candidato à prefeitura de São Leopoldo Professor Nado pode estar voltando ao PDT. Dias atrás ele esteve reunido com o ex-deputado Vieira da Cunha, que disputou o Piratini pela mesma coligação. Conversaram sobre o futuro e as portas pedetistas ficaram abertas.
Nado sonha com a Prefeitura. Em 2024, Ary Vanazzi (PT), em segundo mandato, não concorre. Tem preferência por lançar Marcel Frisson (vereador de 1.344 votos em 2020) à sucessão. Mas não será fácil, porque Nestor Schwerter (segundo mais votado no último pleito com 3.227 votos) também quer a vaga e a disputa ficará entre as correntes Articulação de Esquerda e DS. Quanto mais tempo para definir, melhor para os adversários.
A extrema direita deverá vir com o delegado Heliomar Franco, apoiado por outro delegado, o deputado estadual Zucco. O MDB também desenha candidatura com perfil que busca mais votos na direita do que na esquerda.
Nado vê neste cenário a possibilidade de ganhar espaço. Pesa contra ele o fato de ter circulado por Cidadania e Avante, o que pode gerar rejeição de velhos trabalhistas. Por isso é importante o se aproximar de liderança como Vieira da Cunha.
Procurador-geral
Ex-assessor parlamentar em Novo Hamburgo, o advogado Maicon Barbosa se firma na política na margem esquerda do Rio dos Sinos. No início de abril foi nomeado procurador-geral de São Leopoldo pelo prefeito Ary Vanazzi. Natural de São Leopoldo, Maicon começou a vida política nos gabinetes hamburguenses.
Além de assessor parlamentar, foi diretor legislativo na Câmara e assessor superior de assuntos jurídicos na Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo.