As obras iniciaram na quinta-feira, 9.
Durante a semana, o prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi fez o anúncio das ruas que serão pavimentadas na Região Nordeste da cidade. O ato ocorreu no Galpão do Leandro, na rua Canafístula e contou com a presença de um grande público. “É um sonho que será realizado, é muita alegria receber essa notícia”. Com essa empolgação, o casal Márcia Moraes Batista e João Teixeira Batista, moradores há 18 anos da rua Bacopari, falaram sobre as obras de calçamento. O conjunto do anúncio complementa a finalização das obras do contrato com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), num total de quase R$ 6 milhões. Este 1,5 milhão ainda restante a ser executado, serão investidos em obras de pavimentação das ruas da Cooperativa Bomfim e Cooperativa Progresso. As obras iniciaram na quinta-feira, 9, e envolverá as ruas Ana Cavitas, Bacupari, Canafístula, Caneleiras e Sarandi. Outras vias serão incluídas no pacote de pavimentação através de um contrato de financiamento no valor de R$ 20 milhões com a Caixa Econômica Federal.
A partir do Programa Participa São Léo, a Prefeitura de São Leopoldo, através da Secretaria Municipal do Orçamento Participativo (Semop), estão sendo realizadas reuniões entre os meses de abril a julho, onde ocorrerão a eleição de conselheiros, representantes regionais para debater as demandas das regiões e os critérios de atendimento para a pavimentação de vias. Na cerimônia de apresentação das vias que serão pavimentadas, também ocorreu uma amostra das 200 ruas que foram pavimentadas entre os anos de 2020 e 2021. Vanazzi falou que a qualificação da infraestrutura da região é resultado de trabalho que iniciou com o equilíbrio das contas públicas pela atual gestão e garantir as obras muito aguardadas pelos moradores da região. “Essa ordem de início assinada hoje é fruto de um longo trabalho de recuperação das condições financeiras do Município, a partir de 2017, para poder criar as condições de acessar o financiamento junto ao BRDE, com contrapartida da Prefeitura de São Leopoldo. Obras públicas como essas movimentam a economia, gerando emprego e melhorando as condições de vida da população” comentou.
“Temos comprometimento é com a população mais humilde da nossa cidade e vamos lutar para garantir mais qualidade de vida para a classe trabalhadora da nossa cidade, além dessas aqui que estamos anunciando, já logo em seguida vamos pavimentar ainda outras ruas que faltaram, pois temos compromisso aqui com esse povo e essa comunidade”, afirmou o prefeito.
O Secretário Geral e Governo, Nelson Spolaor, também falou sobre o compromisso do governo Vanazzi com a mudança de realidade no âmbito da infraestrutura da periferia da cidade. “O trabalho de recuperação financeira realizado pela atual gestão permitiu a captação de recursos para a melhoria da infraestrutura urbana da cidade. Estamos preocupados com o bem-estar da nossa população e vamos seguir trabalhando cada vez mais para realizar obras que valorizam e trazem mais dignidade para o nosso povo”, destacou.
O secretário de Obras e Viação, Geraldo Passos, falou sobre a qualidade do calçamento que será implantado. “A utilização de blocos de concreto garante mais durabilidade e elevada resistência. Além disso, a sinalização pode ser incorporada ao pavimento e a manutenção também é mais barata. É um trabalho com a classe que a comunidade merece”, afirmou..
Conheça as ruas e trechos que receberão a pavimentação:
Rua Canafístula (390 metros) entre as ruas do Cedro e Portão;
Rua Sarandi (406 metros), entre as ruas Aroeiras e do Cedro;
Rua Bacopari (471 metros), entre as ruas Aroeiras e Rua do Cedro;
Rua Caneleiras (353 metros), entre a avenida Mauá e a rua Sarandi;
Rua Ana Cavitas (145 metros), entre as ruas Cerejeiras e Sarandi.
Foto: Divulgação/PMSL