A escola deseja levar para a passarela do samba criaturas fantásticas e crenças populares com o tema Mitos, Mistérios e Magia
Cristiane Cunda – [email protected]
Envolvendo mitos que circulam em torno da sexta-feira, 13, além das crenças populares de proteção, a Escola de Samba Portela do Sul apresenta seu enredo de 2009. De acordo com o carnavalesco Fábio Lima, a proposta é levar para avenida um tema que vai mexer com a imaginação de crianças e adultos.
“Lobisobens, bruxas, fantasmas, são elementos lúdicos que povoam a imaginação das pessoas. E a sexta-feira 13 é um dia característico desses mitos. Mas a idéia é também não esquecer as proteções, que estão muito presentes na crença popular como as ferraduras, os trevos de quatro folhas, as fitas do senhor do Bonfim, figas e a cruz – que integra a superstição tanto para o bem, quanto para a maldição. Como os recursos são poucos, contamos ainda com muita criatividade utilizando materiais reciclados, o que também contribui para o meio ambiente”, explica o carnavalesco.
A idéia para o tema de 2009 surgiu de uma forma bastante inusitada. De acordo com Lima, “estava chegando ao cemitério no Dia de Finados e encontrei o presidente e sua esposa. Em uma conversa rápida falamos sobre a criação do tema para o próximo carnaval e foi quando a idéia surgiu. Optamos então em mesclar todos os mistérios e mitos de um dia macabro com a magia do carnaval”.
A comissão de frente da Portela do Sul traz os contadores de história, dando início ao tema “Mitos, Mistérios e Magia”. O Standarte será caracterizado como feiticeiros. A ala das baianas trará as bruxas. Seguindo os mitos, a próxima ala será das Almas Penadas, seguida pelas feiticeiras. As passistas representarão a maldição. Todos os integrantes da bateria representam criaturas infernais. Após, iniciam as proteções, sendo a primeira a ala das Fitas, seguidas pela ala dos Trevos de quatro folhas. O Arco-Íris traz as mudanças e o carro das crianças são os anjinhos, que representam a paz e vêem junto com Oxalá (Deus). A ala dos convidados encerra o desfile da escola.
O presidente da escola Luis Carlos Vieira Rodrigues, está confiante para o desfile da escola. “Estamos na expectativa de fazer um bom desfile e se classificar entre as três primeiras colocadas. O Muamba foi bom para acertar detalhes no som, tempo de passagem pela avenida e um ótimo ensaio para quem estréia na passarela do samba neste ano”, disse.
Ficha técnica:
TEMA: Mitos, mistérios e magia
AUTORES: Fabio Lima e Zairo Lemos
INTERPRETE: Marcio Ferraz
COMPONENTES: 400 foliões
BATERIA: 60 integrantes
MESTRE DE BATERIA Fabinho
CARNAVALESCO: Fábio Lima
PRESIDENTE: Luiz Carlos Viera Rodrigues e Clarice Ferras Rodrigues.
MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA: César Augusto e Natália
ALAS: Comissão de Frente (contadores de histórias); Standarte (feitiçaria); Baianas (bruxas); Ala das Almas Penadas; Feiticeiras; Passistas (maldição); Bateria (mitos infernais); Ala das Fitas; Ala do Trevo; Ala Arco-íris, as crianças (Anjinhos representam a paz junto de Oxalá) e a última é a Ala dos convidados.
Samba enredo
Mitos, Mistérios e Magia
O show vai começar e a escola de samba Portela do Sul
traz o misticismo da sexta-feira 13 para o carnaval hamburguense.
Bruxas, almas penadas, gato preto, catacumbas, lobisomens e muitos outros mitos infernais.
Para proteger do mau-olhado, traremos para avenida trevo de quatro folhas, fitas, figas, ferraduras e outros amuletos. Mas nunca esquecendo,
que queremos ver no céu, o arco-íris, dando a trajetória para nossa águia
ao encontro do pai Oxalá para trazer um bom presságio.
Teremos juntar o encantamento de uma noite de magia com o brilho do carnaval.
Com este tema a escola de samba Portela do Sul quer trazer para a avenida
Os mitos, mistérios e magia para a maior festa popular brasileira, que é o carnaval.
A Escola de Samba Portela do Sul dá a resposta através de seu desfile
em homenagem ao povo carnavalesco de Novo Hamburgo.