Prédio que receberá o novo Serviço de Atendimento Especializado (SAE), recebe estruturas de metal para o novo telhado.
A reforma do prédio que abrigará o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), na esquina das Ruas Joaquim Nabuco e Magalhães Calvet, no Centro de Novo Hamburgo, está recebendo as estruturas de ferro que servirão de base para o futuro telhado. Na tarde da última terça-feira, dia 4, parte do trecho da Rua Joaquim Nabuco foi interrompida para que um caminhão muck elevasse as estruturas para cima do prédio, conhecido como antigo “Postão”. A obra começou em outubro do ano passado e teve um período de limpeza do espaço e a demolição de parte da estrutura existente.
Anteriormente, a Prefeitura realizou um completo levantamento das condições estruturais do prédio e das necessidades para o SAE, inclusive levando em conta o valor histórico do imóvel, concluído pelo governo do Estado no final da década de 1940. A reforma também abrangerá a recuperação da fachada, eliminando tubulações aparentes e buracos no reboco.
“Lembro muito do prédio histórico desde quando era criança. Foi um grande esforço que fizemos para viabilizar esta obra, que é muito importante para elevar a qualidade do atendimento da saúde em nossa cidade”, frisou a prefeita Fátima Daudt.
Com a conclusão da reforma, o SAE será instalado no local. Atualmente, o serviço está localizado em Hamburgo Velho (esquina das Ruas General Osório e Borges do Canto), presta atendimento a pacientes especiais, como portadores de hepatite, HIV, e inclui também a população trans, onde eles/elas têm acesso a atendimento médico, exames, testes rápidos e até preservativos.
Investimentos e status da obra
A obra totaliza 700 metros quadrados do imóvel, envolvendo todo o prédio histórico e também um segundo imóvel na parte dos fundos, construído mais recentemente. A escadaria do acesso principal pela Rua Joaquim Nabuco será refeita, assim como a rampa para cadeirantes. O segundo imóvel, nos fundos, tem acesso separado, através de portão lateral na Rua Dr. Magalhães Calvet.
O investimento total é de R$1.643.941,26. A empresa Seattle Construtora Ltda., vencedora da licitação, começou a obra pelo telhado do prédio histórico, que foi retirado, as ripas e caibros de madeira foram substituídos pela estrutura metálica. Após, as telhas serão repostas e as danificadas serão trocadas. O piso vinílico será substituído por porcelanato em todos os ambientes. O reboco das paredes será refeito em todas as salas, assim como o forro de gesso. A reforma nos dois prédios envolverá 57 ambientes (consultórios, salas administrativas, banheiros). Toda a instalação elétrica e hidráulica também será substituída.
Crédito Lu Freitas/PMNH