A Páscoa cristã significa a vitória da vida sobre a morte e uma nova oportunidade de recomeçar tudo de novo e de maneira mais humana
A Páscoa para os cristãos representa a vitória da vida sobre a morte. Para os Luteranos antes disso vem o período de recolhimento no qual ocorre um período importante de meditação e reflexão – A sexta-feira santa, quando é relembrado com tristeza e pesar a morte de Jesus Cristo, depois de ter sido crucificado pelos soldados romanos.
O pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB, Ascenção, Hardi Brandenburg diz que as atividades alusivas a Páscoa começam já na noite de quinta-feira, 20, às 19h30min com o culto da instituição da Santa Ceia. “Representa a última noite de Jesus Cristo com seus discípulos e por isso até hoje é repetido o gesto que ele fez de dividir o pão entre os discípulos e erguer a taça de vinho, num gesto que antevia o seu grande sacrifício”, argumenta.
Na sexta-feira santa os Luteranos iniciam com o culto da paixão, e santa ceia, às 9h30min – momento em que a igreja estará toda coberta de adornos pretos. Ao meio dia os Luteranos partem para o momento da igreja aberta e às 14h30min acontece o início da meditação, quando os presentes são convidados a relembrar a morte de Jesus Cristo. “Ele morreu no meio da tarde depois de ter sido crucificado”, observa.
Na noite de sábado de aleluia, às 19h, tem início um culto com santa ceia – que marca já o início de uma vida nova. “Neste momento a igreja deixa seu período de luto e passa a comemorar a vida nova”, justifica o pastor.
No domingo, dia 23, às 9h30min tem início a cerimônia de páscoa – o culto da ressureição. “A Páscoa por excelência é a data máxima do cristianismo, por marcar o momento em que nos lembramos a vinda de Deus, através de seu filho Jesus, ao encontro da comunidade, não para condenar mas para reconciliar seu povo”, comenta o líder religioso.
Páscoa para os Luteranos, diz o pastor Hardi, representa a oportunidade que os cristãos possuem de refazer o conciliamento quebrado entre o homem e Deus. “Nós pensamos que o homem está no pecado original quando ele rejeita a relação de convívio com Deus e que ele sempre tem a oportunidade de se reconciliar e voltar a vida e ressuscitar ”, comenta. “A ressureição é a vitória da vida sobre a morte e vem deixar claro para nós que Deus afirma a vida e que ele tem a última palavra sobre a vida e a morte”, revela.
O pastor Hardi frisa que a salvação cristã é uma salvação incondicional. “Deus, em seu filho se sacrifica pela humanidade e oferece um amor incondicional”, entende.
Sobre coelho, a simbologia cristã da Páscoa, o religioso diz que ele foi escolhido por tratar do animal, que na primavera, no hemisfério norte, saia da toca em busca de uma nova vida e procriava muito, por ser hiper-fértil. “O coelho é o símbolo da vida por excelência”.
O ato de presentear-se na Páscoa representa a forma que os cristãos encontraram de representar a alegria de que Deus venceu a morte. É a alegria da vida. Aqui no hemisfério sul a fixação da data em que é comemorado a Páscoa sempre ocorre no domingo após a primeira lua cheia do início do outono. “A Páscoa ocorre mais cedo este ano porque o outono inicia dia 20, a lua cheia terá início dia 21, e, o Domingo de Páscoa será já dia 23”, observa.