Ato realizado na UBS Canudos marca início da imunização deste público e lembra um ano da primeira dose contra a pandemia aplicada na cidade.
A menina Mariani de Borba Frank Athaíde, 10 anos, recebeu nesta quarta-feira, dia 19, a vacina contra a covid, marcando simbolicamente o início da imunização de crianças de 5 a 11 anos em Novo Hamburgo. “Meu carinho e respeito a todos os profissionais de saúde, que estão na linha de frente nestes dois anos de pandemia. Novo Hamburgo é a única cidade da região metropolitana a tirar nota dez do Tribunal de Contas do Estado em transparência nas informações sobre vacinação. Isso mostra a dedicação e respeito pelo cidadão”, destacou a prefeita Fátima Daudt.
O ato, realizado na UBS Canudos, o bairro mais populoso da cidade, também lembrou a primeira vacina contra a pandemia aplicada na cidade, dia 19 de janeiro de 2021, na médica Bárbara Fior, que esteve presente. “A vacina salva vidas e é a imunização que está fazendo a diferença nesta pandemia”, disse. Até o final da tarde desta terça-feira, dia 18, Novo Hamburgo já havia aplicado mais de 420 mil doses de vacina contra a covid, sendo 196.241 de primeiras doses e 171.689 de segundas doses, além de 57.232 doses de reforço. Com isso, a cidade já atingiu 69,42% da população com ao menos duas doses de imunizantes.
O vice-prefeito, Márcio Lüders, também saudou o momento. “Esta é uma sensação de alívio como gestores e como pai também, pois tenho uma filha de 11 anos e não vejo a hora de ela se vacinar”, disse. O secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano, lembrou que o benefício da vacinação está comprovado. “Não estamos aqui com “achiologismo”. Temos a comprovação na prática, pois à medida que a vacinação foi avançando as internações foram despencando”, lembrou.
A vacinação de Mariani foi feita pelo enfermeiro Edson Silva, coordenador do Setor de Imunizações da Vigilância em Saúde, que explicou aos pais, Marcelo Athaíde e Catiani Frank, o procedimento e a orientação de aguardar 20 minutos no posto após a aplicação. A coragem de Mariani, que tem paralisia cerebral, foi elogiada por todos. “Não doeu nada”, disse a estudante da Escola Municipal Vereador João Brizola, onde vai cursar o 5º ano em 2022.
A VACINAÇÃO DE CRIANÇAS
A imunização de crianças em Novo Hamburgo é realizada por agendamento em todas as unidades de saúde, sempre às quartas-feiras, conforme a disponibilidade de doses da vacina. Nesta etapa, estão sendo imunizadas crianças com as comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde. O agendamento pode ser feito por telefone ou de forma presencial. Nestes dias, as unidades de saúde não vacinarão pessoas de 12 anos ou mais (adolescentes e adultos), bem como não aplicarão nenhuma outra vacina pediátrica.
Além de estarem presente no momento da vacinação, os pais ou responsáveis devem apresentar os seus documentos de identificação e levar a documentação da criança: documento de identificação, carteirinha de vacinação, cartão SUS e laudo comprovando a comorbidades listadas.
A vacinação ocorrerá em sala exclusiva dentro das unidades de saúde e a criança depois de imunizada deverá permanecer no local por pelo menos 20 minutos, facilitando que sejam observadas durante esse breve período.
O imunizante que será utilizado será o da Pfizer, que na versão pediátrica tem o frasco na cor laranja. A dose a ser aplicada é de 0,2ml. O intervalo entre a primeira e a segunda dose é de 8 semanas. Novo Hamburgo recebeu 1140 doses nesta segunda-feira para iniciar a vacinação neste grupo. Por precaução, recomenda-se um intervalo de 15 dias entre a vacina contra a covid e a aplicação de outras vacinas do calendário vacinal.
COMORBIDADES CONSIDERADAS NA VACINAÇÃO DE CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS NESTA ETAPA
Estão aptas para imunização crianças com as seguintes comorbidades:
– Diabetes mellitus;
– Pneumopatias crônicas graves;
– Hipertensão Arterial Resistente (HAR);
– Hipertensão arterial estágio 3;
– Hipertensão arterial estágios 1 e 2 como lesão em órgão-alvo;
– Insuficiência cardíaca (IC);
– Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar;
– Cardiopatia hipertensa;
– Síndromes coronarianas;
– Valvopatias;
– Miocardiopatias e Pericardiopatias;
– Doenças da Aorta, do Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas;
– Arritmias cardíacas;
– Cardiopatias congênita no adulto;
– Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados;
– Doenças neurológicas crônicas;
– Doença renal crônica;
– Imunocomprometidos;
– Hemoglobinopatias graves;
– Obesidade mórbida;
– Síndrome de down;
– Cirrose hepática.
Detalhes de cada doenças você encontra no link (clique aqui).
O endereço e telefone das unidades de saúde podem ser acessados neste link:
https://www.novohamburgo.rs.gov.br/index.php/sms/unidades-saude
Foto: Leonardo Rosa/PMNH