Mais de 15 mil pessoas conferiram o desfile cívico no município e para o secretário de Educação, Alberto Carabajal, o desfile de Novo Hamburgo ficou entre os maiores do Estado.
O desfile cívico em Novo Hamburgo contou com mais de 7 mil pessoas, entre civis e militares onde o patriotismo e a preservação do Meio Ambiente foram enaltecidos. O percurso com cerca de um quilômetro, na Avenida Pedro Adams Filho, centro, na manhã de 7 de setembro, foi acompanhado por mais de 15 mil pessoas, onde as escolas e entidades traziam suas mensagens.
Salvar os rios, diminuir a poluição ambiental e evitar a mortandade de animais foram alguns dos aspectos levados pelos alunos para o desfile. Para o prefeito Tarcísio Zimmermann, ver o envolvimento das pessoas nessas questões é gratificante. “Temos que acreditar em uma pátria soberana, que é construída a partir do engajamento de todos os brasileiros”, afirmou. Tarcísio ressaltou ainda o valor das pequenas coisas que são feitas no Brasil. “Nosso povo tem muitas razões para viver nesse País. E nesse feriado conseguimos demonstrar a multiplicidade e pluralidade de nossa cidade”, completou.
O desfile no Centro contou com a participação de 53 entidades civis, entre representantes das escolas do município, entidades, clubes grupos de escoteiros e de assistência social. Cerca de 400 militares também estiveram presentes nas homenagens: Exército, Marinha, Aeronáutica, Brigada Militar, Bombeiros, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal, Força Expedicionária Brasileira e Patrulha Ambiental. A atração principal ficou por conta de dois aviões da Base Aérea de Canoas que sobrevoaram avenida encantando o público.
Segundo o secretário de Educação e Desporto, Alberto Carabajal, o desfile de Novo Hamburgo ficou entre os maiores do Estado neste ano. “Mais uma vez demonstramos nosso patriotismo. A homenagem municipal da Semana da Pátria foi mais que merecida: Povo de Novo Hamburgo”, declarou Carabajal. O desfecho da Semana da Pátria foi marcado pelo início das festividades da Semana Farroupilha. Uma dupla de cavalarianos encerrou o desfile no Centro buscando a centelha do Fogo Simbólico que foi unida com a Chama Crioula.
Lomba Grande
Em Lomba Grande, o desfile ocorreu no domingo, dia 6, às 9 horas da manhã na Rua João Aloísio Allgayer. Diversas escolas e instituições do bairro rural de Novo Hamburgo participaram da comemoração da Independência do Brasil, que durou cerca de uma hora. Desde a concentração dos integrantes, nas proximidades do Instituto Estadual Madre Benícia, até a dispersão, a comunidade local acompanhou de perto os temas apresentados pelos alunos e as viaturas da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros. O desfile terminou com o grupo de cavalarianos entoando prosas e versos.