Tatu-bola inflável com três metros de altura foi instalado no Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público. A mascote também tem a sua própria canção: “Tatu Bom de Bola”.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Em uma das primeiras ações oficiais da Copa do Mundo de 2014 em Porto Alegre, o mascote que simboliza o evento foi exposto no centro da cidade.
O tatu-bola inflável com três metros de altura foi instalado no Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público, na madrugada desta segunda-feira, dia 24. O tatu-bola foi apresentado oficialmente pela Fifa na semana passada. A entidade também anunciou os três nomes finalistas para batizar o mascote: Amijubi, Fuleco ou Zuzeco. A decisão será através do voto popular, no site da entidade.
A mascote oficial também tem a sua própria canção: Tatu Bom de Bola, cantada pelo sambista Arlindo Cruz, um dos participantes do comitê que, segundo a Fifa, ajudou a escolher os três nomes. Segundo a Fifa, o design do tatu-bola foi identificado como o favorito do principal público-alvo: crianças de cinco a 12 anos.
“Com esta mascote, vamos poder realizar um dos principais objetivos da Copa 2014, que é comunicar a importância do meio ambiente e da ecologia. Temos certeza de que ela será amada não apenas no Brasil, mas no mundo todo”, afirmou o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke.
Veja a explicação para cada nome:
– Amijubi: É a união das palavras amizade e júbilo, duas características marcantes da personalidade do nosso mascote e que refletem a maneira de ser dos brasileiros. Além disso, esse nome tão original está ligado ao tupi guarani, em que a palavra juba quer dizer amarelo, a cor predominante no mascote.
– Fuleco: é a mistura das palavras futebol e ecologia, dois componentes fundamentais da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O nome do mascote mostra como essas duas palavras combinam e ainda incentivam as pessoas a ter mais cuidado com o meio ambiente.
– Zuzeco: foi formado dos elementos principais de azul e ecologia. Azul é a cor dos mares da maravilhosa costa brasileira, dos rios que cruzam o país e do céu. E é também, a cor da carapaça especial do mascote.
Informações de Zero Hora
FOTO: Fernando Gomes / Agencia RBS