Informação foi dada pela ministra da Comunicação Social, Helena Chagas. A demissão de Ana de Hollanda foi consumada após uma audiência da ministra com a presidente Dilma Rousseff.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
O Palácio do Planalto anunciou na tarde desta terça-feira, dia 11, que a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, deixou o cargo e será substituída pela senadora Marta Suplicy (PT-SP).
A informação foi dada pela ministra da Comunicação Social, Helena Chagas. A demissão de Ana de Hollanda foi consumada após uma audiência da ministra com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. A posse de Marta Suplicy está marcada para a próxima quinta-feira, dia 13, às 11 horas.
De acordo com a ministra Helena Chagas, Dilma Rousseff conversou com Marta Suplicy por telefone nesta terça-feira, 11, para comentar o convite. Segundo informou o blog de Cristiana Lôbo, o vazamento de uma carta enviada em 27 de agosto por Ana de Hollanda para a ministra Miriam Belchior (Planejamento), reivindicando verbas para a Cultura, incomodou o governo e em especial a presidente, o que teria motivado a demissão.
A senadora Marta Suplicy reuniu-se pelo menos duas vezes com Dilma Rousseff no final do mês passado. No dia 22 de agosto, ela esteve às 17 horas no Palácio do Planalto, segundo agenda oficial da presidente. Já em 30 de agosto, Marta Suplicy passou a tarde com Dilma Rousseff no Palácio da Alvorada, encontro que não constou da agenda presidencial.
Acompanhe a nota divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência a respeito da troca das ministras:
“A presidenta da República, Dilma Rousseff, convidou a senadora Marta Suplicy para ocupar o Ministério da Cultura. Ela substituirá a artista e compositora Ana de Hollanda, a quem a presidenta agradeceu hoje o empenho e os relevantes serviços prestados ao país à frente da pasta desde janeiro de 2011. Dilma Rousseff manifestou confiança de que Marta Suplicy, que vinha dando importante colaboração ao governo no Senado, dará prosseguimento às políticas públicas e aos projetos que estão transformando a área da Cultura nos últimos anos.“
Informações de G1
FOTO: José Cruz / ABr