O grupo Amigos de Mãos Dadas apoia e auxilia mulheres com câncer de mama. A ajuda é tanto para a parte física quanto ao emocional de cada mulher que participa.
Com muita alegria e entusiasmo que o grupo “Amigos de Mãos Dadas” retomaram suas atividades, na tarde de terça-feira, dia 06. Coordenado pela Secretaria de Saúde (Semsa) e formado por mulheres que já tiveram e superaram o câncer de mama o grupo está cheio de novidades.

Na primeira reunião após os três meses de férias, já anunciaram as novas oficinas de yoga e dançoterapia. Elas acreditam que esses trabalhos auxiliam a superar os desafios. “O universo conspira a nosso favor. Começamos pequeninas, somente com psicólogas nos auxiliando e agora todo mundo quer ajudar nossas meninas. Em abril começaremos a ter aulas de artesanato”, comemora a psicóloga e coordenadora do grupo Marlise Bernd.
Além das oficinas, o “Amigos de Mãos Dadas” poderá contar com mais um dia por semana para trabalhar o aspecto emocional de, pelo menos, 60 mulheres. Agora as reuniões serão todas as terças e sextas-feiras na Casa de Vacinas (Rua Joaquim Nabuco, 610 – Centro) a partir das 13h30.
No encontro de terça à tarde, as pacientes trabalharam a respiração correta. “O yoga proporciona isso. É mente e corpo em sintonia”, explica a professora voluntária da técnica Márcia Finck. Quem participou aprovou a técnica. “É maravilhoso me sentir viva. Perceber que com certeza já superei essa doença”, conta Erenita Wiler, 63 anos, que teve câncer de mama diagnosticado no início do ano passado.

Para encerrar com chave de ouro o primeiro encontro do ano, as mulheres contaram a música de Gonzaguinha, “O que é, o que é”. Dona Elvira Brunner Flores, 86 anos, descobriu ter câncer de mama aos 85 e confere sua ótima recuperação ao apoio encontrado no grupo. “Fiz minha cirurgia em janeiro e já estou curada. O grupo é em grande parte responsável pelo meu sucesso”, elogia.
As integrantes do grupo mantido pela Prefeitura recebem além de acompanhamento psicológico, atendimento de dois médicos especialistas e exames como ecografias, mamografias e mastologia. “É um serviço completo para atender às pacientes com câncer e toda a saúde da mulher”, destaca a coordenadora do Centro de Imagens do Hospital Municipal Novo Hamburgo Flávia Trevisan.
Fotos: Divulgação Imprensa Prefeitura de Novo Hamburgo