Espetáculo da Camerata Presto tem entrada gratuita e comemora os 20 anos de fundação da Presto Produções
Os amantes da música clássica têm um motivo especial para marcar na agenda: nos dias 8 e 9 de novembro, a Camerata Presto apresenta o Réquiem de Mozart, uma das obras mais marcantes da música erudita. As apresentações serão no Santuário Sagrado Coração de Jesus, em São Leopoldo (RS), e no Santuário Santa Teresinha, em Porto Alegre (RS), com entrada gratuita.
Sob a regência do maestro João Paulo Sefrin, o espetáculo contará com os solistas Elisa Machado (soprano), Carol Braga (contralto), Felipe Bertol (tenor) e Daniel Germano (baixo). O grande coral será formado pelo Madrigal Presto, Coro de Câmara da PUCRS, Coral da UFRGS e Coro de Câmara da UFSM.
A iniciativa é da Presto Produções, de São Leopoldo, que dá início com este concerto às comemorações de seus 20 anos de fundação, a serem celebrados em 2026. De acordo com Lucia Passos, diretora da companhia, o espetáculo é “uma homenagem ao público que apoia e valoriza a música erudita ao longo desses duas décadas”.
O projeto conta com o patrocínio da Sicredi Pioneira, Banrisul e Vila Rica Imóveis, além do apoio do Santuário Sagrado Coração de Jesus, Santuário Santa Teresinha e Centro Medianeira.
A imortalidade do Réquiem
Composto há mais de dois séculos, o “Réquiem em Ré menor” (K.626) é uma das criações mais emblemáticas de Wolfgang Amadeus Mozart. O termo “Réquiem” refere-se à missa fúnebre tradicional da liturgia católica e expressa o pedido por descanso eterno, “Réquiem aeteman dona eis, Domine” (“Dá-lhes o repouso eterno, Senhor”).
Marcado por um contexto de fragilidade física e emocional, Mozart não chegou a concluir a obra. As partes finais foram finalizadas por seu discípulo Franz Xaver Süssmayr, que utilizou temas deixados pelo mestre para garantir unidade à composição.
A estreia do Réquiem aconteceu em 2 de janeiro de 1793, em Viena, em um concerto beneficente em homenagem à viúva do compositor, Constanze Weber.
LEIA TAMBÉM: São Léo em Cine: Mestrando da Feevale orienta alunos de São Leopoldo premiados no festival
O projeto Camerata Presto
Criado pela Presto Produções, o Projeto Camerata Presto reúne músicos experientes com o objetivo de ampliar o acesso à música erudita. A formação, originalmente de cordas, transforma-se em uma grande orquestra, incorporando corais e instrumentistas convidados conforme o espetáculo.
