Vamos nos acostumando, pois a partir desta terça-feira, 29, as tradicionais bancas da Praça do Imigrante terão mudanças nas gestões. Com a homologação pela Prefeitura dos empreendedores sorteados, eles já poderão ocupar os espaços.
Até esta homologação, o trabalho foi longo. Um Termo de Ajuste de Conduta assinado com o Ministério Público levou à licitação. Um problema para os concessionários que há décadas ocupavam os espaços. Mas uma exigência legal.
O processo ainda foi demorado, pois veio a revitalização do Centro – e das próprias bancas – com período fechado. Depois a pandemia empurrou um pouco o processo.
Pelo uso do imóvel, instalações e bens, cada concessionário pagará um aluguel de R$ 1.784,34 aos cofres do Município.
Um patrimônio da cidade
As bancas são muito mais do que espaço para lanches. É um ponto de encontro. Tem tanta importância, que até a década de 1960 (posso até estar errando a data), era o ponto de partida dos ônibus que rumavam aos bairros de Novo Hamburgo.
Não tem como falar das bancas e não lembrar do pão com chimia (assim como se fala) e nata e salsichão da Banca 8 (não tem como lembrar quantos pit-stops pós-festas por ali fiz nas madrugadas). Ou o pastel com batida mista (vitamina para os mais jovens), na Banca 7.
Um “tapa” na limpeza
Espaço democrático da cidade, as bancas sempre deram espaço para conversas políticas, para assuntos de bastidores. Quantas informações saíram dali para os veículos de comunicação da cidade. Afinal, por ali passam os mais variados tipos de hamburguenses.
A Prefeitura fez sua parte com a revitalização do espaço. Tudo novo, moderno. Só peço que os futuros concessionários ajudem na limpeza do espaço em frente, ocupado pelos usuários.
Uma foto vinda de Esteio que fala muito
Essa foto fala muito em relação ao que se pode ver nas eleições municipais do ano que vem. Pascoal tentará fazer o sucessor em Esteio; Fatima em Novo Hamburgo. Leuck já foi citado como eventual candidato em Novo Hamburgo (não tem filiação partidária).
Tem mais: nos bastidores se fala que Andrea poderá ingressar no PL e se tornaria nome forte, também em solo hamburguense. Ainda mais que o empresário Jorge Stoffel, pré-candidato até semanas atrás, desistiu quando soube que o partido já tinha dois pretendentes a cargo de prefeito…
Reverência aos…
…moradores do limite de Novo Hamburgo e Estância Velha, que se mobilizam por melhorias no trecho da BR-116 já conhecido como “da morte”. Só com pressão é que vão conseguir alguma coisa do governo Federal.