Apesar do resultado do Índice de Preços ao Consumidor, preços aceleram; grupos como Transportes, Educação e Alimentação se situaram em nível abaixo da variação média.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
A Fundação Getúlio Vargas – FGV divulgou nesta segunda-feira, dia 19, os dados da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor – Semanal – IPC-S.
Em Porto Alegre, o índice registrou variação de -0,02%, o que, em comparação aos dados obtidos na primeira semana de julho (-0,07%), representa uma aceleração de 0,05 ponto percentual. Esta é a sétima semana consecutiva que o indicador da inflação em Porto Alegre registra deflação.
A menor deflação foi provocada pelo aumento dos preços em três das sete classes de despesas componentes do índice, dentre as quais se destacam os subgrupos Alimentação (cujas taxas passaram de -0,95% para -0,53%) e Despesas Diversas (de 0,42% para 0,69%).
Segundo a análise da FGV, pressões acima da variação média foram exercidas pelos grupos: Despesas Diversas (0,69%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,55%), Habitação (0,42%) e Vestuário (0,40%). Os grupos Transportes (-0,37%), Educação, Leitura e Recreação (-0,38%) e Alimentação (-0,53%) se situaram em nível abaixo da variação média.
Informações de JornaldoComércio
FOTO: reprodução