A implantação de um pomar urbano ao lado de uma escola no bairro Quatro Colônias foi uma das principais ações da Semana do Meio Ambiente em Campo Bom. A ação ocorreu por meio de uma parceria entre as secretarias do Meio Ambiente e de Educação e Cultura, e foi feita com a participação de alunos de várias instituições de ensino da rede municipal.
O novo pomar urbano fica na Escola Municipal Duque de Caxias e a implantação, nesta quarta-feira (5), teve a orientação dos professores do Centro de Educação Ambiental Nestor Weiler (Cemea) com participação de estudantes da rede municipal. No local, foi ocupada uma área verde ao lado do colégio, que passa por uma fase de revitalização.
Campo Bom anuncia desassoreamento de arroios em plano contra enchentes; veja lista de medidas
O pomar, com dezenas de árvores, amplia o espaço de convívio da comunidade escolar por meio de um processo de educação ambiental, ocupação de espaços urbanos comunitários e a produção de frutas. A solenidade de implantação do pomar contou a presença dos secretários de Educação, Simone Schneider, e do Meio Ambiente, Cláudio Cunha.
Além disso, a Semana do Meio Ambiente em Campo Bom também foi marcada por atividades diversas nos espaços de educação ambiental e nas escolas, além da comemoração dos 13 anos do Cemea.
O futuro passa pelo meio ambiente
Durante a semana, turmas de diversas instituições de ensino foram sendo recebidas no Cemea para refletirem sobre os impactos climáticos das cheias do Rio dos Sinos em Campo Bom. Segundo a prefeitura, o objetivo é contextualizar junto aos estudantes o atual momento de crise e fenômenos ambientais.
Na terça (4), foi realizado plantio no Espaço Agroflorestal do Projeto Dourado, junto à Escola 25 de Julho, com a intenção de ampliar a diversidade de plantas medicinais, aromáticas, flores e espécies de árvores nativas que contribuem para a preservação da flora. O espaço promove a educação ambiental a partir do convívio em um espaço agroflorestal no ambiente escolar e recebe visitas de escolas, que também têm a oportunidade de realizar trilhas junto ao Rio dos Sinos.
Ainda dentro das atividades da Semana do Meio Ambiente, ocorreu a revitalização de linhas agroflorestais na Escola Edmundo Strassburger; plantio de mudas de árvores frutíferas nativas na mata ciliar do Arroio Schmidt; ação do “Projeto de Observação e Identificação das aves no Cemea e do Parcão”, realizadas pelos monitores ecológicos do contraturno escolar do Cemea; e roda de conversa acompanhada de oficina de podas nos pátios escolares com os professores da rede municipal.
Leia também
Habitação, escolas, economia e sistema anti-cheias: os planos para reconstruir São Leopoldo
Auxílio Reconstrução é pago a mais de 61 mil famílias do RS nesta quinta-feira