No Achados e Perdidos dos Correios estão armazenados centenas de documentos extraviados, e que na maioria das vezes, não conseguem serem entregues aos donos
O setor de Achados e Perdidos das agências de Correios está sempre cheio de documentos. Na agência Central de Novo Hamburgo, estão aguardando serem resgatados por seus donos cerca de 650 unidades.
Diariamente chegam diversos perdidos, cartões de banco, RG, CPF, passaportes, entre outros, trazidos pelas pessoas que os encontram, pelas caixas coletas e empresas parceiras. Em Novo Hamburgo, a Rádio Alegria e empresas de ônibus recolhem-os e os levam à agência.
Segundo a gerente da Agência Central de Novo Hamburgo, Eni dos Santos, é comum os próprios ladrões quando efetuam um assalto, avisarem que vão colocar os documentos da vítima na caixa de coleta do correio. Eni afirma também, que nessa época de férias, em função das viagens e distrações aumenta o número de documentos extraviados.
Os documentos encontrados são mantidos na agência por 60 dias contados a partir da data em que deram entrada. Após esse período são encaminhados aos órgãos emissores. Quando é possível localizar a pessoa, através de algum telefone que esteja junto, o próprio Correio faz esse contato e a devolução.
Para localizar um documento perdido, pode ser consultado o 0800 570 0100 ou pelo site dos correios www.correios.com.br, na sessão achados e perdidos. Com esses meios, é possível verificar se o documento está em alguma agência dos Correios. Se estiver em outra cidade, é só fazer a solicitação de envio para a cidade desejada.
No momento da retirada, deve-se comprovar que é titular do documento e pagar a taxa de R$ 3,00. A gerente do Correio lamenta a pequena procura pelos documentos nas agências. “A procura é baixa, na verdade existem muito mais devoluções ao órgão emissor que entregas. Ficamos bem contentes quando conseguimos localizar a pessoa e fazer uma entrega”, concluiu Eni dos Santos.