Conselho Federal de Odontologia veta a aplicação de botox feita por cirurgiões-dentistas e alegam falta de segurança na aplicação feita em casos odontológicos.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
A toxina botulínica, conhecida como botox, só poderá ser usada em casos terapêuticos por dentistas e o ácido hialurônico, usado contra rugas, está banido em todos os casos. Segundo o Conselho Federal de Odontologia, não ocorreram casos do uso das duas substâncias por dentistas, mas é mais sensato prevenir a saúde do cidadão e banir o uso irregular.
Ailton Morilhas, presidente do conselho, afirma que objetivo é reforçar o fato de que os dentistas não estão autorizados a usar as duas substâncias, pela falta de estudos sobre a segurança do uso em casos odontológicos. “Não há nenhuma norma ou legislação que ampare o cirurgião-dentista no emprego de técnicas ou medicações para preenchimento facial ou labial em sua área de atuação, com finalidade eminentemente estética, com emprego de substâncias como ácido hialurônico e toxina botulínica”, completa Ailton.
O código de ética da categoria apenas afirma que há infração para o dentista quando este oferece ou executa tratamentos dos quais não tem conhecimento ou que seja fora da sua área.
Informações de Agência Brasil
FOTO: Ilustrativa / GettyImages