Qual o PP que vai se apresentar para as eleições municipais do próximo ano? O de Novo Hamburgo saberemos no sábado da semana que vem, dia 20. É quando o Diretório se reúne em convenção, das 9 horas às 12 horas, na Câmara de Vereadores. O deputado estadual Issur Koch é o atual presidente.
Issur não é motivado a permanecer no comando – cargo que assumiu quando o policial civil Ivan Carlos da Silva renunciou, por questões pessoais. Alguns de seus conselheiros entendem que a presidência demanda muito tempo, que pode lhe faltar no exercício de mandato.
Ao mesmo tempo, o deputado sabe que seus planos para 2026 passam por 2024, quando teremos eleições municipais. Issur tem conversado com os deputados federal Lucas Redecker (PSDB) e estaduais Delegado Zucco (Republicanos) e Gaúcho da Geral (PSD) sobre a sucessão em Novo Hamburgo. Criar um frentão de centro-direita é uma possibilidade. Para que esse plano não se desmanche, a eleição do Diretório é fundamental.
Sapiranga

Na Cidade das Rosas, o PP está no comando da prefeitura de forma ininterrupta desde 2013. Foram dois mandatos com Corinha Molling (esposa de outro ex-prefeito, Renato Molling, que também foi deputado federal) e agora Carina Nath. A convenção municipal está marcada para o dia 17 de maio.
Carina, em primeiro mandato e com planos de reeleição, trabalha para assumir a presidência, hoje ocupada por Claiton Fulber. Mas terá o enfrentamento de Molling, que sonha em retornar.
Aliás, amigo pessoal de Giovani Cherini, presidente estadual do PL, Molling “ganhou” o partido em Sapiranga e tem um de seus aliados no comando, o vice-prefeito Adriano Oliveira, que já rompeu com a prefeita Carina.
Ou seja, se não conseguir o comando do PP, Molling articula para tentar retornar à prefeitura de Sapiranga por outro partido.