A Couromoda 2022, que será realizada de 17 a 19 de janeiro, no Expo Center, em São Paulo, seguirá rígidos protocolos sanitários e cresce em relevância para o setor calçadista, com mais de 2.300 lojistas e importadores pré-credenciados. O empreendedor e presidente do Grupo COUROMODA, Francisco Santos, 73, fala mais sobre os desafios e oportunidades desse evento histórico, que marcará a retomada dos negócios e a volta da feira depois de dois anos de pandemia.
A situação atual da pandemia e os novos protocolos definidos em São Paulo interferem na COUROMODA 2022?
Seguiremos todas as orientações e protocolos da Prefeitura e do Governo de São Paulo e a nossa equipe está sendo orientada por profissionais da Saúde. A redução de 30% no público permitido não interferirá na dinâmica do evento, pois já trabalhávamos com uma margem de segurança confortável. Ou seja, a feira transcorrerá sem mudanças significativas.
Expositores e visitantes encontrarão, então, um ambiente seguro e favorável aos negócios?
A Couromoda é um evento B2B, exclusivo para empresários, indústriais e varejistas, que se pré-credenciam, só tendo acesso ao recinto da feira após rigoroso controle. Todos os expositores, suas equipes e visitantes empresariais terão acesso após o controle e apresentação do comprovante de vacinação com duas doses aplicadas e usando máscara, além de receberem no ingresso pequenos recipientes com álcool em gel. Além disso, toda a sinalização ostensiva da feira reforça a recomendação do uso obrigatório de máscara em todo o recinto do Expo Center Norte.
Todos – expositores e visitantes empresariais – vêm sendo alertados e estão informados sobre estes protocolos desde o início da divulgação da feira. Diante de tudo isso, certamente teremos um ambiente seguro e favorável aos negócios.
E o que esperar desta edição em termos de negócios?
Importante salientar que, especialmente na situação atual, a Couromoda é muito importante para a retomada dos negócios e vital para a sobrevivência do setor, especialmente dos médios e pequenos industriais e lojistas. Já recebemos pedidos de credenciais antecipadas de 2.100. lojistas e 186 importadores. Deveremos chegar a 4 mil solicitações até a feira. É um número muito bom, diante do cenário atual. Eles virão de todo o Brasil, da América Latina e também dos Estados Unidos. E serão uma atração da feira, que tem menos expositores que o habitual, o que vai fazer quem está expondo aumentar suas vendas neste início de ano. Quem estiver expondo levará vantagem sobre a concorrência.
Já havia vivido situação similar. É possível manter o otimismo?
Esta é a 48a edição da Couromoda que eu dirijo e deve ser uma das mais importantes da sua história. Nestes 50 anos, sempre fui otimista e estive com o setor nas mais variadas frentes, no Brasil e em mais de 100 ações no Exterior. Passamos por várias crises e sempre saímos delas fortalecidos e competitivos.
Agora, não será diferente. Precisamos seguir em frente e mandar uma mensagem forte ao mercado: a economia está voltando a funcionar e os consumidores estão retornando às lojas e também comprando online.
Deixe uma mensagem final para os profissionais que vão participar da COUROMODA 2022.
Todos nós estamos cientes e preparados para os novos hábitos e comportamentos que nos esperam neste novo normal que a pandemia nos impôs. Entre eles, destaco quatro que são fundamentais agora e que serão parte do nosso dia a dia no futuro imediato: Vacina, Máscara, Prevenção e Disciplina.
Só assim vamos vencer o vírus, retomar a vida e reativar a economia.