Durante 24 semanas depois de terem células “adestradas” inseridas na corrente sanguínea, pacientes ficou com níveis baixos de HIV no sangue.
Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)
Mesmo ainda longe da cura, uma vacina terapêutica pode controlar o HIV – é o que mostra um estudo que envolveu 36 pessoas já contaminadas com o vírus da Aids e cientistas na Espanha, na França e nos Estados Unidos.
Os pesquisadores usaram os vírus presentes no organismo dos próprios pacientes portadores para “adestrar” células do sistema de defesa do organismo deles. Depois, tais células foram devolvidas para a corrente sanguínea dos pacientes. O resultado: mesmo tendo parado de tomar o coquetel de drogas antirretrovirais (atualmente a única defesa de quem já foi infectado), a maioria dos soropositivos ficou com níveis baixos de HIV no sangue.
O problema, no entanto, é que o controle do vírus foi temporário, perdendo força a partir de 24 semanas depois que a “vacina de células” foi aplicada pelos cientistas, o que vai exigir mais refinamento do método antes que testes maiores aconteçam. A pesquisa, que está na edição desta semana da revista especializada americana Science Translational Medicine, foi coordenada por Felipe García, da Universidade de Barcelona.
Informações de Estadão
FOTO: ilustrativa / hypescience.com
