Cerca de 20 moradores foram levados, com auxilio da prefeitura, para um abrigo, onde receberão roupas e comida. Órgão também pede para quem tiver algum barco para emprestar e ajudar a Defesa Civil entrar em contato pelo telefone 3587-7863, ou 9964-3889.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
As fortes chuvas que vem atingindo algumas regiões de Novo Hamburgo fez com que fosse dado um alerta para que moradores deixassem suas casas. O local mais crítico é na Avenida Alcântara, banhada pelo Arroio Pampa, na Vila Getúlio Vargas, no trecho próximo à Avenida dos Municípios.
Também prejudicados prelo mal tempo, moradores do bairro Canudos que tiveram suas residências invadidas pela água estão sendo encaminhados para o Instituto Estadual Seno Frederico Ludwig. Com transporte disponibilizado pela prefeitura, eles receberão por lá abrigo, roupas e comida.
Em comunicado, o coordenador de Defesa Civil, Edson Monte Blanco, disse que a situação deva piorar nos próximos dias. “Apesar da previsão de melhoria da situação climática, as recentes chuvas na cabeceira do Rio dos Sinos trazem esse alerta de que o nível deverá seguir aumentando”, explicou.
Na última segunda-feira, dia 26, houve uma reunião envolvendo representantes de diferentes secretarias e órgãos de segurança pública no gabinete do Prefeito. O objetivo do encontro foi de integralizar os serviços dispostos por cada parte. Ao final do dia, cerca de 20 moradores estavam abrigados no instituto.
As equipes de abordagens são formadas por representante da Defesa Civil, assistente social e Guarda Municipal. A Secretaria de Meio Ambiente – SEMAM se responsabiliza por receber cães e cavalos dos moradores, que serão cuidados e devolvidos aos moradores assim que a situação melhorar. A Defesa Civil pode ser acionada pelos telefones 3587-7863 e 9964-3889.
Para ajudar as pessoas atingidas pelas cheias, a Defesa Civil busca por barcos e botes para o resgate dos desabrigados. O objetivo é dispor de um numero maior de embarcações e assim atender com mais rapidez a comunidade afetada. Interessados em ajudar com o empréstimo deve contatar a Defesa Civil pelos telefones (51) 3587-7863, ou 9964-3889.
Informações de Imprensa PMNH
FOTO: Luís Francisco Caselani / PMNH