A união de esforços na busca por uma cidade mais inclusiva parou o trânsito de Novo Hamburgo na tarde de quarta-feira, dia 21 de setembro. Em uma iniciativa promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria de Educação (SMED), dezenas de pessoas participaram da Caminhada sobre Pés e Rodas, que percorreu ruas no centro da cidade entre as praças do Imigrante e 20 de Setembro. A ação contou com a parceria de instituições representativas do Município e comemorou o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.
Nos minutos em que o trânsito do Centro da cidade foi alterado, quem passava pelas ruas teve a atenção voltada para a passagem de crianças, jovens, famílias e educadores que caminhavam, usavam cadeira de rodas, bicicletas, skates e outras formas de locomoção. “Este é um momento de mostrarmos para todos a luta diária para que a valorização das potencialidades de cada um”, explicou a gerente de Educação Inclusiva e Diversidade da SMED, Márcia Comasseto.
A ideia de ocupar as ruas ao lado da filha, Magali Couri Domingues, 7 anos, agradou a dona de casa Leila Antunes Couri, 35. “Esta é uma iniciativa muito interessante para que a gente possa debater e praticar a inclusão”, afirmou. A caminhada encerrou na Praça 20 de Setembro onde crianças fizeram apresentações artísticas e o público pode debater o tema. “Trabalhamos para que todos os alunos, crianças e jovens sejam atendidos de melhor maneira”, afirmou a secretária interina de Educação, Jeane Schuch Martins.
Fotos ( Bruna Provenzano)
