Levantamento Index de Música Digital analisou a localização e o volume de downloads de músicas por Torrent, o método mais comum usado para baixar arquivos digitais.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Segundo uma pesquisa feita pelo serviço de monitoramento musical Musicmetric, o Brasil é o quinto país com o maior número de downloads ilegais de arquivos de música na internet.
O levantamento, batizado de Index de Música Digital, analisou a localização e o volume de downloads de músicas por Torrent, o método mais comum usado para baixar arquivos digitais, durante os seis primeiros meses de 2012.
Os Estados Unidos encabeçam a lista de pirataria de música online, com mais de 96 milhões de downloads. A Grã-Bretanha aparece em segundo lugar com cerca de 43 milhões e o Brasil, em quinto, com mais de 19 milhões de downloads, atrás da Itália e do Canadá.
Em todo o mundo, mais de 3 bilhões de músicas foram baixadas a computadores usando Torrent – protocolo que permite que pedaços do arquivo sejam baixados de forma compartilhada e aleatória, sendo reconstituídos no final do processo – durante o período coberto pela pesquisa.
Número de lojas de música online contribui para o aumento
De acordo com a pesquisa, o disco Talk that talk, da cantora americana Rihanna, foi o mais baixado no mundo. Mais 1,2 milhão de vezes. O DJ americano de música eletrônica Billy Van aparecer como “o mais baixado” em cinco dos 20 primeiros países da lista – incluindo Brasil, Índia, Romênia e Grécia.
O Index de Música Digital afirma que os lucros com a venda legal de arquivos digitais pelas gravadoras cresceu 8% em 2011, para cerca de US$ 5,2 bilhões. Em 2010, o aumento nos lucros foi de 5%.
O número cada vez maior de lojas de música online, segundo a Federação Internacional da Indústria Fonográfica – IFPI, na sigla em inglês, contribui para esse aumento. No início de 2011, os maiores serviços internacionais de venda de música online estavam em 23 países. Um ano depois, já estavam presentes em 58 lugares.
De acordo com a pesquisa, Manchester é a cidade britânica campeã na pirataria de músicas pela internet, considerando o número de arquivos baixados por pessoa. Londres vence quando se considera o número total de arquivos baixados, foram sete milhões, em geral discos inteiros, na primeira metade do ano.
Informações de Estadão
FOTO: ilustrativa / infomaniaco