Evento de votação voluntária que encerra dia 13 de maio vai discutir inclusão de projetos e obras de prevenção a desastres naturais.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
O Governo do Estado realiza, nesta semana, mais uma rodada de assembléias regionais da Consulta Popular, até o dia 13 de maio.
Nesta terça-feira, dia 04, Lajeado, pertencente ao Conselho Regional de Desenvolvimento – Corede Vale do Taquari, e Gramado, na região do Corede das Hortênsias, receberam técnicos da Secretaria de Relações Institucionais para promover a assembléia preparatória da Consulta Popular 2010/2011. Os próximos encontros ocorrem nesta quarta-feira, dia 05, às 15h, em Canoas, na região do Vale do Rio dos Sinos, e na quinta-feira, dia 06, às 10h, em Gravataí, na região do Metropolitano Delta do Jacuí. As assembléias se encerram no dia 13. A votação será no dia 23 de junho.
Nas assembléias foram assinados convênios entre Estado e Cordes repassadas verbas visando à operacionalização do processo de participação. O valor destinado para ao Vale do Taquari via Consulta Popular é de R$ 5.330.481,43. A região tem 316.714 habitantes e é formada por 36 municípios. Para o Corede Hortênsias, o valor destinado é de R$ 2.849.030,51, em uma área com 132.187 habitantes, formada por sete municípios.
Em Lajeado, a reunião ocorreu no auditório da Reitoria da Unidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior – Univates e reuniu mais de cem pessoas, entre eles o vice-presidente do Corede Taquari e prefeito de Vila Nova, José Luiz Cenci.
Em Gramado, o encontro, na Câmara Municipal, contou com a participação dos prefeitos de Cambará do Sul, Aurélio Alves de Lima, e de Jaquirana, Ivanor Rauber, e o presidente do Corede Hortênsias e vereador de Gramado, Jaime Schaumlöffel. As reuniões contaram as presenças de representantes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento – Comudes, autoridades locais e da sociedade em geral.
Cenci disse que o objetivo é aumentar a votação e destacou a ampliação no repasse de recursos à região em relação ao ano passado. “Precisamos fazer com que o eleitor confie e vote nas demandas locais, já que este processo tem o retorno garantido para a região”. O presidente do Corede Hortênsias, Jaime Schaumlöffel, destacou a gestão da governadora Yeda Crusius, “que cumpriu com todas as suas promessas, especialmente no âmbito da Consulta Popular, resgatando a credibilidade do processo de votação”.
“Estamos a 50 dias desse grande evento de cidadania. A Consulta Popular é o maior evento de votação voluntária do Estado”, afirmou o secretário de Relações Institucionais, Hugo Prevedello. Explicou que a votação será antecipada por causa das eleições e sugeriu aos Coredes a importância de se discutir a médio e longo prazos a inclusão de projetos e obras de prevenção a desastres naturais na Consulta Popular.
O próximo passo é a discussão, no âmbito municipal, por meio dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento – Comudes. Depois deverá ser realizada a assembléia regional ampliada para, a partir de então, fazer a identificação pela região dos pleitos estruturantes, que irão compor a lista de votação no dia 23 de junho.
Informações do Portal do Governo do Estado do Rio Grande do Sul
FOTO: reprodução