Obra construída na Praça do Imigrante para dar boas-vindas aos visitantes enfim é inaugurada
A partir deste sábado, Novo Hamburgo conta com uma das principais obras planejadas pela gestão de Jair Foscarini para 2007. Anunciado como um espaço de boas-vindas aos visitantes, Receptivo Turístico, erguido na Praça do Imigrante, deve ser o ponto de partida para quem quer conhecer Novo Hamburgo, seu comércio e suas belezas naturais e culturais.
Veja as fotos da inaguração do Receptivo
E a prefeitura anuncia a obra com toda pompa, como sendo uma idéia esperada há 20 anos. “Estamos aguardando há décadas por esta obra que hoje é viabilizada graças às parcerias que conseguimos firmar com importantes entidades”, diz o prefeito Jair.
O Receptivo Turístico ocupa uma área de aproximadamente 200 metros, instalado em um prédio todo em vidro. A obra é considerada fundamental para a geração de serviços em atividades como hospedagem, alimentação, transporte e entretenimento, entre outras.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Diego Martinez, o turismo é uma atividade econômica de valor imensurável, pois por meio dele é possível obter conhecimentos da cultura, dos costumes e valores sociais de um povo, e ainda promover o desenvolvimento sustentável.
Já a secretária de Cultura, Helenise Juchem, acredita que o receptivo está melhor localizando no centro da cidade em vez de estar na BR-116, como chegou-se a sugerir. “O importante é que as pessoas entrem em Novo Hamburgo”, diz, adiantando que haverá um palco em frente ao Receptivo para apresentações em ocasiões especiais.
Estrutura em dois pisos
O prédio conta com um recuo com vaga para três ônibus de turismo. São dois andares e um mezanino com diferentes opções. A construção ainda tem acesso para cadeirantes nas portas, sanitários e elevadores.
No térreo, estão as primeiras informações sobre o município, contando com profissionais treinados para informar tudo sobre Novo Hamburgo, além da distribuição de folders, identificação de locais para visitação, agendamento de passeios para lazer ou compras de calçados e produtos da região.
No mezanino, funcionará a Diretoria de Turismo e, no segundo piso, há apresentação de um vídeo sobre o município e suas atrações, além de ser um espaço para palestras, treinamentos e outros eventos. Ao contrário do que havia no projeto original, não haverá um restaurante com vista panorâmica da praça.
Obra pensada há quase um ano

Lançado oficialmente em 20 de dezembro, o Receptivo Turístico demorou mais do que o esperado para ser inaugurado. Quando foi anunciada, a previsão indicava que a obra estaria pronta para ser inaugurada no dia 5 de abril de 2007, data em que Novo Hamburgo completou 80 anos de emancipação.
Em 2 de fevereiro, o prefeito Jair Foscarini assinou a ordem de início às obras, ainda com a previsão, já apertada, de ter o projeto pronto no momento de festa pelo aniversário da cidade. A obra começou a ser feira em 27 de fevereiro, quando foi anunciado que o receptivo deveria ficar pronta somente no final de junho.
Já em 29 de março, quando Jair apresentou o projeto “80 Obras nos 80 Anos”, o Receptivo Turístico foi apontado como uma das obras principais da gestão neste ano. Após alguma cobrança sobre a construtora responsável pela obra, a prefeitura anunciou, em 13 de setembro, que o projeto estava em fase dos acabamentos finais.