Há alguns dias, já se comemora o Natal no Lar São Vicente, instituição que cuida de idosos carentes acima de 65 anos. A festa oficial da instituição foi no dia 13 de dezembro. Mas desde lá, os idosos já contaram com Papais Noéis de vários outros lugares.
Na terça-feira, dia 19, foi a vez do Papai Noel da Escola de Línguas Quality passar pelo lar. A escola organizou uma espécie de amigo secreto, onde empresas e pessoas amigas da Quality retiraram o nome de um idoso e mandaram um presente dedicado a ele. A entrega ocorreu nesta atividade de terça-feira.
Para o dia 24, um casal de hamburguenses se prontificou a fazer a ceia dos vovôs. Na manhã do dia 25, alguns velhinhos devem ser buscados pela família. No almoço de Natal do Lar, será assada carne de ovelha, além de tudo que possível para deixar os idosos mais felizes.
Segundo a coordenadora do Lar, Marisa Érica, que atua no local há cerca de nove anos, alguns idosos nunca receberam visita de familiares. No São Vicente, residem 42 velhinhos (a capacidade ideal é para somente 32) e cerca de 80 aguardam na fila de espera para ingressarem no Lar. A maioria dos residentes do Lar foi retirada das ruas.
“O terreno foi doado pela Prefeitura e o Lar foi construído com a ajuda da comunidade de Novo Hamburgo”, ressalta Marisa. A coordenadora diz ainda que hoje, graças a ajuda de parceiros, conseguiu padronizar os quartos, comprar equipamentos para o ambulatório como oxigênio e monitor cardíaco, além do consultório dentário montado na própria instituição.
Os idosos receberam planos de saúde, além do atendimento de médicos voluntários de diversas especialidades, como ginecologista, psiquiatra, psicólogo, dentista, fisioterapia e fonoaudióloga. Exames e outros medicamentos também são recebidos de parceiros.