Trabalho de uma escola municipal de Novo Hamburgo será exibido em rede nacional no programa da Xuxa
Alunos da escola municipal Jacob Kroeff Neto, do bairro Rincão, irão aparecer no programa da Xuxa, na Rede Globo. Isto porque um trabalho desenvolvido na instituição, que resgata brincadeiras antigas, despertou o interesse da emissora.
Nesta sexta-feira, uma equipe de produção do programa esteve na escola gravando as cenas que devem ir ao ar a partir de abril. Conforme a repórter da equipe, Bruna Paixão, a proposta do quadro é mostrar as brincadeiras antigas de cada região do país.
“Estamos percorrendo o Brasil inteiro para gravar brincadeiras que sejam diferentes e que tenham características peculiares”, disse a jornalista.
O trabalho realizado na escola foi indicado à produção do programa por educadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Em torno de 30 crianças participaram da filmagem.
A professora de educação física Carla Rosane da Silva Koch, responsável pelo desenvolvimento do trabalho, diz que o resgate das brincadeiras resulta de uma pesquisa realizada pelos próprios estudantes nas aulas de educação física e baseada em depoimentos de seus pais e avós.
“O trabalho tinha o objetivo de proporcionar aos alunos momentos de encontro com a cultura da região e, com a ajuda dos pais, destacar as atividades de recreação de suas épocas”, afirma.
A pesquisa resultou em muitas brincadeiras redescobertas, como a denominada João calça queimada, uma espécie de pega-pega, que também estará no quadro do programa. O trabalho da professora empolgou os alunos. Tanto que, atualmente, jogar bola de gude e a corrida do saco, são brincadeiras comuns no recreio dos alunos.