O novo estacionamento Rotativo Digital de Novo Hamburgo segue sendo alvo de polêmica por parte população e de comerciantes da área central. As reclamações seguem sendo muitas.
O vereador Gustavo Finck (PP), líder da oposição, protocolou na tarde desta terça-feira (24), na Câmara de Vereadores, um pedido de cancelamento imediato da cobrança de taxas de estacionamento rotativo, após vários problemas relatados, tais como estão mencionados no pedido: “Problemas para aquisição de cupons de estacionamento com fiscais, problemas de acessibilidade no aplicativo do sistemae à falta de entendimento do funcionamento do estacionamento rotativo no município de Novo Hamburgo.”
Foi solicitado com urgência o cancelamento imediato da cobrança de taxas de estacionamento por um período mínimo de 90 dias até ajustes necessários de qualidade dos serviços prestados.
Amanhã, (25), o Vereador Gustavo Finck entregará ao diretor da COMUR o mesmo ofício que foi protocolado na Câmara de Vereadores.
PEDIDOS
Na última semana, os repórteres DuduNews e Aurélio Decker escreveram sobre o tema. Ambos chegaram a ir até a sede da COMUR, para dialogar sobre a situação. O número, dito pelo diretor-presidente Maurício Saul, é de se surpreender: cerca de 5 mil hamburguenses já foram notificados por estarem irregulares no estacionamento desde o início do sistema. É um número altíssimo. Nesta conversa, o diretor Maurício evidenciou: milhares destes, que não pagaram os 24 reais, poderão ser multados em R$195,00, mais uma perda de 5 pontos na carteira. Para que isso aconteça, só falta a empresa, que gerencia o sistema para a companhia, entrar na base de dados do estado, pelo PROCERGS, e efetuar o complemento das placas fiscalizadas pelo famoso “carro da multa”.
E, que fique claro: tais fiscalizações vem do automóvel, que circula o centro de Novo Hamburgo e preocupa comerciantes. O diretor explicou como funciona a fiscalização: primeiro, o automóvel passa e fiscaliza as placas estacionadas em todas as ruas abrangentes pelo Rotativo Digital, por câmeras acopladas. Dada a notificação de não pagamento por um automóvel, um fiscal da COMUR vai, a pé, até o carro irregular; confirmando a situação de não pagamento, emite a notificação de carência por 10 minutos (multando automaticamente após) e, após, informe de 24 reais de pagamento, para que não se transforme no valor de multa padrão, mencionado acima. E que muitos terão que pagar por ela – dizia trecho da crônica publicada na sexta-feira, nos veículos.