Imbé é uma das mais novas cidades do litoral norte, porém o balneário já possui uma longa história
Os mais desinformados freqüentadores da praia do Imbé não imaginam o começo simples, quase romântico, que teve uma das mais badaladas praias de hoje no litoral norte do Rio Grande do Sul. Em 1939 ao atravessar uma ponte de madeira que ligava Tramandaí e Imbé, o corretor de imóveis Cezar Bergamash voltou-se para os amigos Alfredo Rodolpho Mariath e Osvaldo Coufal e disse que aquele local formado por campo, banhando e dunas, daria um belo loteamento.
Formou-se, então, a “Sociedade Territorial Praia do Imbé”. Em seguida adquiriram as terras de Virgulina Lemos Mury, viúva de Jorge José Mury, e dos seus herdeiros. O aumento demográfico foi considerável, o que fez com que, em 1988, os moradores optassem, por meio de plebiscito, emancipar-se de Tramandaí.
Hoje, Imbé conta com ampla infra-estrutura para turistas e moradores. Está localizado a 130 Km da Capital Gaúcha, com acesso pela BR 290 (Free-Way), RS-030, RS 389 (Estrada do Mar) e RS-786, o que possibilita receber turistas e veranistas nas quatro estações do ano.
Dentre as opções de lazer, Imbé reserva boas surpresas: esportes à beira-mar, esportes náuticos como o surfe (existe, inclusive a organização de campeonatos desta modalidade). Passeios de barco podem ser contratados também na beira do mar. São inúmeras as opções de restaurantes e bares que, nesta época do ano, ficam abertos até altas horas para atender o público interessado em aproveitar cada minuto do dia, e da noite.