A estação mais quente do ano iniciou nesta quinta-feira, às 21h22min. E a previsão é de um verão de altas temperaturas. Segundo Nilson Wolff, da rede de climatologia de Campo Bom, a perspectiva é de que o calor fique um pouco acima da média, com picos de maior intensidade.
No domingo, dia 17, o Vale do Sinos registrou a mais alta temperatura no mês de dezembro em 22 anos. Os termômetros marcaram 40,8 graus e a sensação térmica foi de 45 graus. Apesar disto, Wolff não acredita que este verão registre um calor tão intenso quanto o anterior. “Em janeiro de 2006 tivemos dez dias de temperaturas acima dos 40 graus, o que é bastante raro”, relembra.
Wolff diz que a explicação para o calor gera certa polêmica. Isto porque há defensores da teoria do aquecimento global, enquanto outros falam em calor cíclico. “Eu sou mais desta segunda posição, pois o calor, assim como o frio, vai e volta. O que acontece é que temos verões cada vez mais quentes e invernos cada mais frios. Não está havendo equilíbrio”, diz.
Segundo Nilson Wolff, informações do Instituto de Meteorologia (Inmet) sobre o primeiro trimestre de 2007 dão conta de que as chuvas estarão dentro de uma média histórica para o período na região Sul, não havendo previsão de deficiência. “Dezembro começou seco, mas esta semana já iniciou chuvosa e esta é a tendência do período”, afirma.
Sobre ocorrências de temporais, o 8° Distrito de Meteorologia fez um alerta para esta possibilidade em algumas regiões do Estado. Wolff explica que o choque entre a linha de instabilidade e uma massa de ar quente pode provocar temporais com ventos de até 80 km/h e queda de granizo. A previsão foi feita para esta semana, mas é válida para praticamente todo o período.
No entanto, o principal alerta do climatologista diz respeito à possibilidade de ocorrência de tornados. “São ventos que se formam no continente, giratórios, e que podem atingir até 300 quilômetros por hora”, diz, informando que prever a sua ocorrência é muito difícil.