Medo, insegurança e falta de informação estão entre os principais fatores que levam as pessoas a abandonarem os resultados de exames.
Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)
Um levantamento realizado pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas indica que 20% das pessoas que fazem testes de HIV não voltaram para buscar o resultado. Entre janeiro e dezembro do ano passado, foram feitas 867 análises no Instituto.
Para o infectologista Jean Gorinchteyn, o medo de receber um diagnóstico positivo é uma das principais razões que levam as pessoas a preferirem conviver com a dúvida a saber que foram infectados pelo vírus. Gorinchteyn também explica que o índice é assustador, já que, uma vez que a pessoa foi infectada, desconhece o resultado, além de ficar doente, poderá também continuar a transmitir a AIDS. O diagnostico precoce é essencial para a eficácia do tratamento.
O médico também afirma que a desinformação sobre a doença faz com que as pessoas procurem pelo tratamento apenas quando já estão muito doentes. Nessa fase, o paciente fica com a saúde muito mais debilitada, contribuindo para o aparecimento de outras doenças e uma recuperação mais lenta.
Informações de Uol.com.br
FOTO: reprodução / r7.com.br
