Primeiro-ministro turco sustentou em entrevista ao jornal japonês que o regime de Assad só se mantém de pé devido a sua superioridade aérea frente.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou ao jornal japonês “Nikkei” que o regime da Síria “obviamente” já usou armas químicas, informou nesta quinta-feira, dia 02, a agência “Anadolu”.
“Durante minha visita aos Estados Unidos no dia 16 de maio e minha reunião com o presidente (Barack) Obama, também tocaremos no tema das armas químicas. É óbvio que o regime de (Bashar) al Assad as utilizou”, declarou Erdogan.
O primeiro-ministro turco sustentou nessa entrevista ao jornal japonês que o regime de Assad só se mantém de pé devido a sua superioridade aérea frente aos rebeldes.
“O regime só pode empregar armas químicas, aviões de guerra e helicópteros contra a oposição; em relação à oposição, o regime só tem superioridade aérea”, detalhou o primeiro-ministro.
“O regime dá seus últimos suspiros, mas não sabemos quando vai cair; pode ser de repente e a comunidade internacional pode acelerar a chegada da fase de transição”, acrescentou Erdogan.
Um comunicado da Coalizão Nacional Síria – CNFROS rejeitou hoje as acusações que os próprios rebeldes poderiam estar utilizando armas químicas e responsabilizou o regime de Assad.
O conflito na Síria explodiu em março de 2011 e provocou a morte de mais de 70 mil pessoas e um êxodo de deslocados que já supera os dois milhões, segundo dados das Nações Unidas.
Informações de Uol
FOTO: reprodução / BBC