Aulas sobre impostos, ministradas na rede municipal de ensino, atraíram pesquisadores da Ufrgs
Novo Hamburgo foi escolhida para integrar uma pesquisa sobre finanças públicas realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). A razão para a inclusão da cidade no estudo foi o destaque obtido com os programas sobre consciência tributária desenvolvidos nas escolas municipais. Estas iniciativas tiveram o objetivo de conscientizar alunos a respeito da importância dos impostos quando bem aplicados.
A secretária de Educação e Desporto (Smed), Maristela Guasselli, acredita que o convite da universidade reflete a seriedade do projeto e seu compromisso com a formação de cidadãos conscientes.
A pesquisa da Ufrgs será realizada por um grupo de estudantes de economia, a partir da disciplina de Finanças do Setor Público. Os resultados do estudo serão apresentados em um seminário em junho deste ano. Conforme o professor doutor Eugênio Lagmann, que coordena os trabalhos, o programa de Novo Hamburgo servirá de modelo a outros municípios da região.
O programa de consciência tributária foi implantado em Novo Hamburgo no início de 2006. Nele, os alunos desenvolvem trabalhos sobre impostos, abordando temáticas como as taxas que são aplicadas no preço final dos produtos que eles consomem, os impostos pagos pelas empresas e até mesmo a destinação dos valores arrecadados pelo governo.