Até dezembro, as três novas estações no município – Industrial, Fenac e Novo Hamburgo – devem iniciar operação comercial. Viagens experimentais iniciam após fase de testes, que se estende por 30 a 90 dias.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Os testes dinâmicos e de certificação dos sistemas operacionais do trem no Centro de Novo Hamburgo começarão em setembro. Esta fase dura de 30 a 90 dias, e só depois iniciam as viagens experimentais.
O prazo final para o início da operação comercial é dezembro. Há um ano, em 02 de julho de 2012, foi inaugurada oficialmente a primeira estação da Trensurb na cidade, a Santo Afonso. Industrial, Fenac e Novo Hamburgo (esta em frente ao Bourbon Shopping) são as três que complementarão o trajeto do trem. De acordo com o coordenador-geral das Obras de Expansão da Trensurb, Lino Fantuzi, as obras civis devem ser entregues até o final de agosto.
Quando todas as estações estiverem funcionando, a estimativa é que o tempo do percurso total – da Mercado até a Novo Hamburgo – seja de 55 minutos. O investimento estimado pela Trensurb para a expansão até a capital do calçado é de R$ 953,7 milhões.
Primeiro aniversário das estações
Rio dos Sinos e Santo Afonso
As mais recentes estações da Trensurb, Rio dos Sinos (São Leopoldo) e Santo Afonso (Novo Hamburgo), iniciaram a operação comercial de 03 de julho do ano passado, mas já funcionavam em caráter experimental desde 22 de maio. Até o final de junho deste ano, as duas receberam mais de dois milhões de pessoas.
Desde o início da operação experimental, pouco mais de 1,6 milhão de usuários acessou o sistema através da Estação Santo Afonso e mais de 550 mil através da Estação Rio dos Sinos. A viagem até Porto Alegre custa R$ 1,70.
Com informações de Imprensa Trensurb
FOTO: Victor Hugo Furtado / novohamburgo.org